Incêndio: reactivado fogo no parque da Peneda-Gerês

Incêndio que entrou em fase de rescaldo na quinta-feira reacendeu-se pelas 6h52 desta sexta-feira. Estão no local 34 bombeiros e dez viaturas.

Rui Farinha / NFactos
Foto
Rui Farinha / NFactos

O incêndio que entrou em fase de rescaldo na quinta-feira, às 20h49, em zona do Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG), concelho de Ponte da Barca, reacendeu-se cerca das 6h52 desta sexta-feira, disse à Lusa fonte da Protecção Civil. Segundo a fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo, encontram-se no terreno 34 operacionais apoiados por dez viaturas.

Contactado pela agência Lusa, o adjunto do comando dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca, Jorge Gonçalves, que é responsável pelas operações no terreno, referiu que o incêndio "tem uma frente activa, na freguesia de Ermida". "As chamas lavram numa zona de escarpa, não acessível ao combate terrestre. Só os meios aéreos é que podem operar naquela zona", informou, acrescentado que às 7h00 tinha sido accionado um meio aéreo para o local.

De acordo com o adjunto do comando dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca, a partir das 6h30, o incêndio que deflagrou na quarta-feira às 22h00 registou "várias reactivações, devido ao vento forte que se faz sentir, mas que às 9h30 se encontravam já em fase de rescaldo". As chamas, que foram dadas como dominadas na quinta-feira, cerca das 20h30, chegaram a ter três frentes activas "viradas às povoações de Ermida, Germil e Sobredo", todas na área do PNPG.