O derby de Madrid volta a centrar as atenções na Champions

Haverá uma equipa espanhola na final. Primeira mão das meias-finais jogar-se-á no Santiago Bernabéu. Mónaco começará por receber a Juventus.

Cristiano Ronaldo e companhia começarão por defender o troféu no Santiago Bernabéu
Foto
Cristiano Ronaldo e companhia começarão por defender o troféu no Santiago Bernabéu Reuters/Sergio Perez

Já todos estiveram na final e agora vão ter uma oportunidade de ouro para repetirem a façanha na presente edição da Liga dos Campeões. O que o sorteio das meias-finais da competição, realizado em Nyon, trouxe foi um derby de Madrid (mais um) e um embate entre Mónaco, a grande sensação da prova, e Juventus.

Foi o Real Madrid a primeira das quatro equipas sorteadas, arrebatando o estatuto de anfitrião no duelo 100% espanhol com o vizinho Atlético. Depois de duas finais nos últimos três anos, “merengues” e “colchoneros” voltam a medir forças, com a equipa de Diego Simeone a tentar evitar o desfecho dos anteriores braços-de-ferro com o rival da capital.

Cristiano Ronaldo e companhia começarão por defender o troféu no Santiago Bernabéu, seguindo-se uma deslocação ao Vicente Calderón para a segunda mão. E avança a imprensa espanhola que a equipa comandada por Zidane preferia este cenário quando comparado com a possibilidade de reencontrar o Atlético na final, decidida num jogo apenas.

E se os “colchoneros” têm na qualidade defensiva (e na combatividade dos seus jogadores) uma das características mais vincadas, ainda assim ficam a perder para Juventus, a melhor defesa da Champions (apenas dois golos sofridos em toda a caminhada) que será testada, nas meias-finais, por uma das equipas mais empolgantes em cena: o Mónaco.

A primeira mão disputa-se no Estádio Louis II, onde o líder da Liga francesa tentará alcançar uma vantagem que lhe permita encarar o segundo jogo, em Turim, com optimismo. E depois do exigente teste frente ao Borussia Dortmund, que a equipa de Leonardo Jardim passou com distinção, a desconfiança dos “bianconeri” deve estar em alta, apesar de surgirem nesta fase provavelmente como um dos dois mais fortes candidatos ao triunfo.

As duas formações já se encontraram, de resto, nas meias-finais da Champions em 1997-98, com os italianos a levarem a melhor na eliminatória, graças a um triunfo por 4-1 em Turim e a uma derrota por 2-3 no Principado.

A primeira mão das meias-finais está agendada para os dias 2 e 3 de Maio, com o segundo jogo previsto para a semana seguinte, a 9 e 10. A final, já se sabe, será disputada em Cardiff, no Millenium Stadium, no dia 3 de Junho. E já se sabe que o anfitrião desse jogo, para efeitos protocolares, será o “sobrevivente” do embate entre Mónaco e Juventus.

Jogos das meias-finais

Real Madrid-Atlético de Madrid
Mónaco-Juventus