Cirurgião de futebolistas é uma das vítimas mortais de queda de aeronave em Tires

O francês Jean-Pierre Franceschi teve entre os seus pacientes jogadores como Zidane, Papin, Pires e o português Jorge Andrade.

Foto
Fotografia retirada da conta de Jean-Pierre Franceschi no Facebook DR

Uma das cinco vítimas mortais do acidente da queda da aeronave esta segunda-feira em Tires era Jean-Pierre Franceschi, um cirurgião ortopedista que operou vários jogadores de futebol, entre os quais o português Jorge Andrade.

A notícia foi confirmada pelo clube de Marselha, cidade onde o cirurgião de 64 anos residia. O médico seguia no avião da Symbios Orthopaedics, uma empresa especializada em próteses ortopédicas na Suíça.

O Olympique de Marselha recorda o cirurgião como um grande médico “mas também um grande homem” e a “figura-chave na vida desportiva do OM”. “Deixa um grande vazio na comunidade médica”, lê-se na nota partilhada na página do clube.

“Era uma pessoa cheia de vida, sempre acessível. Foi de uma delicadeza extrema comigo”, recordou o antigo internacional português, Jorge Andrade, em declarações ao Jornal de Notícias. “Fui aconselhado pelo Zidane a recorrer a ele, porque o meu caso [no joelho] era complicado, ele pôs logo todos os meios à disposição”, acrescentou.

O médico trabalhou com jogadores como Zinedine Zidane, Jean-Pierre Papin e o lusodescente Robert Pires, enumera o JN.

Grégory Sertic, futebolista francês do Olympique de Marselha, foi um dos jogadores que recordou o cirurgião. “Deu-me força para recuperar e permitiu-me voltar a jogar”, lê-se no texto que acompanha a publicação no Instagram.

Um dos seus colegas, o médico Abdou Shihi, elogiou o cirurgião como "a pessoa mais humana" que havia conhecido.

A aeronave descolou do aeródromo de Tires pelas 12h e despenhou-se cerca de dois quilómetros depois da descolagem, causando a morte dos quatro ocupantes e de uma pessoa em terra. Uma das outras vítimas mortais era a mulher do cirurgião. Atingiu ainda uma habitação e um anexo situados junto ao supermercado, tendo os seus habitantes – nove pessoas – ficado desalojados. O relatório preliminar do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários será publicado no prazo de 30 dias.

Sugerir correcção
Comentar