Perguntas e respostas sobre Alzheimer

Não há cura para a doença, mas existem medicamentos que conseguem atrasar a deterioração.

Foto
Estima-se que no mundo existam 44 milhões de pessoas com Alzheimer Rui Gaudêncio (arquivo)

O que é a Doença de Alzheimer?
A Doença de Alzheimer é um tipo de demência que provoca uma deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas (memória, atenção, concentração, linguagem, pensamento, entre outras). As células cerebrais vão sofrendo uma redução, de tamanho e número, e formam-se aquilo a que se chamam tranças neurofibrilhares no seu interior e placas senis no espaço exterior existente entre elas, que impossibilitam a comunicação dentro do cérebro.

Quando se costuma manifestar?
Nos casos com origem genética, os sintomas costumam surgir entre os 40 e os 60 anos. Nos chamados casos esporádicos, habitualmente apenas surge depois dos 65 anos.

Quais os sintomas e o tratamento?
De início os sinais são subtis, como dificuldade em dar nome a objectos do quotidiano. Depois começam a surgir falhas de memória para acontecimentos recentes e problemas na realização de rotinas. Não há cura, mas existem medicamentos que conseguem atrasar a deterioração.

Quantas pessoas são afectadas pela doença?
Estima-se que no mundo existam 44 milhões de pessoas com Alzheimer, num universo de 46,8 milhões de pessoas com demências. Um relatório da organização Alzheimer’s Disease International prevê que em 2050 o número de pessoas com demências triplique, para os 131,5 milhões.