Lisboa: viaduto de Alcântara só abre em Maio

Sem explicar as razões, a autarquia adianta que o viaduto só estará em condições de reabrir daqui a um mês.

Foto
Daniel Rocha

Só em Maio é que os automóveis vão poder voltar a passar da Avenida de Ceuta para a zona das Docas através do viaduto de Alcântara. Isso mesmo garantiu a Câmara Municipal de Lisboa em resposta a perguntas do PÚBLICO.

"A reabertura está prevista para o mês de Maio", informou a autarquia através do gabinete de comunicação. A câmara diz que "foi feita uma inspecção técnica ao viaduto e encontram-se a ser executados trabalhos suplementares de manutenção", mas não especifica quais.

O encerramento ao trânsito do viaduto de Alcântara deu-se na sequência de uma "deslocação da estrutura" que, acredita a autarquia, terá sido provocada pelo embate ou travagem brusca de um veículo pesado. Duas partes do tabuleiro do viaduto - construído como provisório há 40 anos - ficaram separadas.

Nas respostas ao PÚBLICO, a câmara garante ainda que "não houve nenhuma intervenção no subsolo" em redor dos pilares nos últimos dias, afastando assim a hipótese de que a estrutura poderia estar a sofrer consequências pela passagem de fortes caudais de água subterrânea. "As fundações dos pilares são em estacaria", diz a câmara, "pelo que o pilar não se podia afundar".

O viaduto de Alcântara está vedado ao trânsito desde 22 de Março.