Jovem resgatado do Rio Douro em estado crítico

O adolescente estaria a saltar para o rio, junto à margem da Ribeira do Porto, e terá sido levado pela corrente. Mergulhadores chegaram ao local por volta das 16h.

Foto
Manuel Roberto/Arquivo

Um jovem de 18 anos foi resgatado, esta quinta-feira, depois de ter sido levado pela corrente enquanto saltava para o rio, junto da margem norte do Douro, na zona da Ribeira. A vítima de 18 anos foi encaminhada para o Hospital de Santo António e está em estado crítico, disse ao PÚBLICO fonte do INEM.

O jovem terá ficado "submerso cerca de 20 minutos" e foi resgatado pelos mergulhadores sapadores em "paragem cardiorrespiratória" por volta das 16h30, diz fonte do Comando Distrital de Operação de Socorros (CDOS) do Porto.

Segundo Diogo Carvalho, uma testemunha que estava no Café Capélio e viu o jovem saltar para o rio, o adolescente estava acompanhado de um amigo. Ambos estavam a brincar junto à margem e, a dada altura, um deles terá saltado para a água e foi levado pela corrente. 

Os Bombeiros Sapadores do Porto confirmaram ao PÚBLICO que foi enviada uma equipa de mergulhadores ao local, por volta das 16h. O jovem foi resgatado e o INEM realizou manobras de reanimação no local, diz a mesma testemunha. 

No local estiveram uma mota de emergência médica e a Unidade Móvel de Intervenção Psicológica de Emergência do INEM, uma viatura médica do Hospital de Santo António, os mergulhadores dos Sapadores do Porto e a Polícia Marítima.