Ainda não há data para reabrir o viaduto de Alcântara

Os trabalhos de reparação já terminaram e a avaliação final vai ser feita por fases.

Foto
LUSA/NUNO FOX

Ainda não há uma data concreta para que o trânsito seja retomado no viaduto de Alcântara, no sentido da Avenida de Ceuta para a zona portuária, em Lisboa. "Será feita nos próximos dias uma vistoria técnica às condições de circulação no tabuleiro", informou a câmara municipal em comunicado divulgado ao fim da tarde desta quinta-feira.

De manhã, o vereador da Protecção Civil explicou que já só faltava "fazer uma avaliação final" e que a mesma iria acontecer ainda durante o dia de quinta, mas a situação mudou. "A entidade contratada para fazer a vistoria, que foi a empresa responsável pelo projecto de reabilitação do viaduto em 2005, vai efectuar a vistoria por fases", esclarece o comunicado, que conclui sem definir prazos: "Quando este trabalho conjunto estiver terminado será reposta a circulação rodoviária no tabuleiro do viaduto."

Depois de, na madrugada de quarta-feira, ter havido "uma deslocação da estrutura" — provavelmente causada pelo embate de um camião, segundo a autarquia —, foram feitas reparações durante toda a noite que obrigaram ao corte parcial do tráfego automóvel. O trânsito foi plenamente restabelecido na Avenida da Índia pelas 11h desta quinta-feira e os comboios da Linha de Cascais já circulam normalmente, disse o vereador Carlos Castro.

O autarca sublinhou que a estrutura metálica — provisória há 40 anos e ainda sem data de substituição — "não apresentava nenhum problema" aquando da última vistoria técnica, realizada a 13 de Fevereiro. 

A última vez que estes viadutos tiveram obras de fundo foi em 2005, quando o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) divulgou um relatório em que referia a falta de “segurança para a circulação rodoviária de pesados” – veículos que usam estes viadutos frequentemente, uma vez que é em Alcântara que está situado um dos terminais de contentores de Lisboa. “A segurança fica bem garantida. O viaduto fica em condições de ficar aqui mais 30 anos, mas eu espero que isso não aconteça”, disse Santana Lopes, então presidente da câmara, no fim das obras.

Sugerir correcção
Comentar