O “céu do Porto” pode ajudar os sem-abrigo

Fábio Fonseca viu nas suas fotografias sobre a paisagem arquitectónica e o céu do Porto a oportunidade para ajudar os mais necessitados. De 11 a 26 de Fevereiro, as Galerias Lumière têm as portas abertas para quem quiser uma recordação da cidade e ser solidário

Foto
DR

Quando caminha pelo Porto Fábio Fonseca fica impressionado com o número de pessoas que vivem nas ruas, sem um tecto e as condições mínimas de sobrevivência. A felicidade no rosto dos sem-abrigo deixa-o ainda mais surpreendido e com vontade de contribuir de alguma forma para a melhoria destas vidas. “Quero ajudar estas pessoas que me dizem bom dia pela manhã, me dirigem um sorriso e me perguntam se o dia correu bem quando vou pegar no carro e chego do trabalho”, diz. Foram “aqueles olhos brilhantes que pedem ajuda” que levaram o jovem, natural de Marco de Canaveses, a revelar o gosto pela fotografia numa exposição solidária que vai estar patente, de 11 a 26 de Fevereiro, nas Galerias Lumière, no Porto.

A ligação de Fábio ao Porto vai muito além do emprego e da realidade de que é testemunha todos os dias. Desde cedo que o designer e técnico de multimédia aprendeu a arte de fotografar e hoje continua a ser uma das suas paixões nos tempos livres. As viagens de comboio até à cidade foram o pretexto para começar a registar a “paisagem arquitectónica e o céu azul”. “Inspirei-me na arquitectura portuguesa, no céu do Porto e nas gaivotas”, descreve. Na conta de Instagram revelou as imagens que, na sua opinião, ilustram a “luz e identidade muito próprias” dos céus do Porto. Daí a necessidade de mostrar o que considera ser “uma fonte inesgotável de inspiração”.

O jovem de 22 anos foi “aliciado pelos amigos” a expor uma perspectiva pessoal da cidade, até então apenas partilhada nas redes sociais. Foi assim que surgiu a ideia de usar as fotografias como um meio para “ajudar as pessoas que não têm dinheiro para comer e alimentar os filhos”. “São portugueses, são gente da nossa terra e merecem ser ajudados. Hoje são eles, amanhã podemos ser nós”.

Fábio ainda não acredita que vai inaugurar a primeira exposição de fotografia, mas a vertente solidária é o que mais o entusiasma. “Vou apresentar cerca de 30 fotografias, a maioria publicadas no Instagram, e por cada uma vendida na exposição metade do valor reverte a favor do Centro de Apoio ao Sem-abrigo do Porto”. “Sê em céu azul, Porto” abre as portas das Galerias Lumière (Rua de José Falcão 167) e pretende ser uma forma de “reflectir a importância do céu azul na cidade, bem como a beleza e integração dos elementos naturais e a relação entre estes e os elementos arquitectónicos inerentes à paisagem urbana”.

Para o instagramer, o tema e o título da exposição acabou por se tornar a mistura perfeita entre o Porto, a fotografia e a solidariedade. “Para além do simbolismo lógico do Futebol Clube do Porto e da marca Porto ponto, temos também o rio Douro, o mar, algumas paisagens, a nobreza do povo da Invicta e, claro, o céu”, defende. “Diz-se que no Porto as pessoas têm um coração azul e eu creio que é mesmo verdade, porque são diferentes de todas as outras, têm um brilho genuíno e muito especial, tal como os céus desta cidade”.

Sugerir correcção
Comentar