EDP tem 20 mil euros para premiar novo artista

Prémio Novos Artistas Fundação EDP quer distinguir artistas portugueses emergentes no domínio das artes plásticas e visuais. Candidaturas decorrem entre 1 e 26 de Fevereiro

Foto
Sascha Düser/Pexels

A iniciativa bienal da Fundação EDP, já na 12.ª edição, vai voltar a distinguir artistas (de qualquer idade) com carreira recente no campo das artes plásticas e visuais. Ao vencedor será atribuído um prémio de 20 mil euros que se destina a “apoiar a continuação do estudo ou do trabalho de criação e investigação, bem como a sua internacionalização”.

Segundo o regulamento do prémio, podem candidatar-se portugueses residentes ou não em território nacional e artistas estrangeiros que residam em Portugal, em início de carreira. As inscrições estão abertas entre 1 e 26 de Fevereiro e deverão ser apresentadas no site da Fundação EDP. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviar o seu portefólio por e-mail.

Em Abril será anunciada a escolha dos seis a nove finalistas que terão depois a oportunidade de participar numa exposição colectiva no MAAT. Cada candidato seleccionado, individual ou colectivo, receberá uma verba de 3.500 euros para a produção do trabalho a apresentar na exposição e os que residem a mais de 100 quilómetros do local de exposição pode receber um subsídio de 50 euros por dia, para despesas de deslocação, alojamento e alimentação. O vencedor desta edição será seleccionado por um júri internacional durante esta exposição a decorrer entre Junho e Setembro de 2017.

Miguel Coutinho, administrador e director-geral da Fundação EDP diz, em comunicado enviado ao P3, que este prémio permite “manter a aposta de dar palco ao talento português emergente em matéria de arte contemporânea”. “É sempre com muita expectativa que lançamos este prémio, não só pelo recorrente crescimento de candidatos de edição para edição, como pela riqueza de pensamento, abordagem e capacidade artística com que nos deparamos”.

Criado em 2000, o Prémio Novos Artistas Fundação EDP permitiu apresentar vários artistas e distinguir nomes como Joana Vasconcelos, Leonor Antunes, Vasco Araújo, Carlos Bunga, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, João Leonardo, André Romão, Gabriel Abrantes, Priscila Fernandes, Ana Santos ou Mariana Silva.

Sugerir correcção
Comentar