Guilherme Pinto renuncia à presidência da Câmara de Matosinhos

Autarca independente invoca razões pessoais para sair. A partir de 1 de Fevereiro a presidência da câmara é assumida por Eduardo Pinheiro.

Foto
Guilherme Pinto numa intervenção em Novembro. Em fundo, vêem-se Luísa Salgueiro, o vereador Fernando Rocha e o vice-presidente Eduardo Pinheiro Nelson Garrido

O presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, renunciou esta segunda-feira ao actual mandato autárquico invocando motivos pessoais.

A decisão foi tomada este fim-de-semana e comunicada domingo ao vice-presidente da câmara, Eduardo Pinheiro, que, a partir do dia 1 de Fevereiro vai assumir as funções de presidente da autarquia.

O pedido de renúncia foi entregue esta segunda-feira à presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, e produzirá efeitos a partir do dia 1 do próximo mês. “Matosinhos e o projecto que, com grande honra, liderei durante 11 anos merecem um presidente a tempo inteiro e não alguém que hoje está diminuído nas suas capacidades físicas”, escreve Guilherme Pinto na carta de renúncia

Reeleito em 2013 para um terceiro mandato como independente – o PS preferiu então apoiar o líder da concelhia, António Parada –, o ainda presidente da Câmara de Matosinhos diz esperar que os matosinhenses “possam apreciar o trabalho” que, “para eles”, as equipas lideradas por Guilherme Pinto tiveram ocasião de concretizar.

Além da presidência da autarquia, Guilherme Pinto demitiu-se também dos diversos cargos que até aqui desempenhava, designadamente da presidência do Fórum Europeu de Segurança Urbana, da presidência do conselho de administração da Rede Europeia das Cidades e Escolas de Segunda Oportunidade e da presidência da Casa da Arquitectura.

A renúncia de Guilherme Pinto ao cargo de presidente implicará ainda a subida à vereação do sétimo nome da lista eleita pelo Grupo de Cidadãos Eleitores Guilherme Pinto por Matosinhos nas eleições autárquicas de 2013: trata-se de Tiago Maia, que assumirá o pelouro do Desporto, até aqui sob a alçada do presidente.

Guilherme Pinto encabeça a comissão de honra de Luísa Salgueiro, candidata do PS à Câmara de Matosinhos nas eleições autárquicas deste ano. O autarca independente empenhou-se pessoalmente para que Luísa Salgueiro fosse a candidata do PS a Matosinhos.

 Da comissão de honra de Luísa Salgueiro fazem parte mais de uma centena de individualidades.

Sugerir correcção