2016, o ano em que viajámos por Portugal à boleia de drones

Olhámos para 2016 em jeito de balanço a tentámos encontrar os temas que deram que falar no P3. Para lá do óbvio. E este ano foram muitos os drones que nos mostraram Portugal como nunca o víramos

Foto

A democratização dos drones abriu um novo mercado: o dos vídeos emocionantes q.b. que mostram uma outra perspectiva do mundo. Desvendam segredos, transformam paisagens em puzzles, acompanham multidões. Este ano, chegaram ao P3 muitos retratos que mostravam um outro lado de Portugal. Aqui ficam cinco, para quem gosta de passear.

“A passarola do futuro”, um drone a filmar Portugal

O vídeo começa no Rio Tejo e de repente já estamos n topo da Torre dos Clérigos. A "passarola do futuro", que é como quem diz o drone, de Bernardo Bacalhau mostra-nos Portugal com fado como banda-sonora. E que bem que sabe.

Euro 2016: e o Porto até levantou voo

A caminhada da selecção portuguesa no Euro 2016 foi, claro, um dos marcos do ano — já para nem falar do inesquecível golo de Éder. A Câmara Municipal do Porto acompanhou os festejos a partir do céu, num tributo que correu meio Facebook.

Aveiro visto cá de cima

A ria e as salinas, as praias da Costa Nova e as embarcações da Gafanha da Nazaré. Tudo alinhado como peças de um puzzle, como pinturas abstractas. Paulo Cunha fotografou Aveiro visto de cima. E diz-nos que "a imaginação conta muito". Sem dúvida.

Voámos até ao interior do Algar de Benagil

Até agora podíamos visitar o Algar de Benagil através do mar, de barco ou a nado; com o drone de Hélder Afonso, do projecto Portugal Visto do Céu, a entrada para esta gruta e insólita praia, que se encontra a 60 metros da areia da Praia de Benagil (Lagoa, Algarve), ficou bem mais acessível.

O segredo escondido da Serra da Estrela

Foi o conteúdo mais popular do PÚBLICO em 2016. A produtora Probilder recorreu a um drone para mostrar o surpreendente túnel na barragem da albufeira de Covão dos Conchos, na Serra da Estrela, e o vídeo depressa se tornou viral. O projecto Portugal Visto do Céu acabaria por regressar ao local mais tarde para arriscar um sobrevoo na boca do canal.

Sugerir correcção
Comentar