Dois clássicos nos “oitavos” da Taça do Rei

Sorteio ditou dois jogos entre equipas candidatas à conquista da Taça do Rei: Real Madrid-Sevilha e FC Barcelona-Athletic Bilbau.

Foto
Neymar quer que o Barcelona conquiste a Taça do Rei por uma inédita terceira vez consecutiva. AFP/PAU BARRENA

O sorteio, desta sexta-feira, dos oitavos-de-final da Taça do Rei ditou dois jogos que são já clássicos de referência para o futebol internacional. O Real Madrid, campeão europeu e mundial, defronta o Sevilha, tri-campeão da Liga Europa. O FC Barcelona, detentor do troféu, e o Athletic Bilbau reeditam a final da competição de 2014/15, ganha pelos catalães (1-3).

A próxima eliminatória entre os "merengues" e o Sevilha será a reedição de outro embate, o da Supertaça europeia desta época, em que o Real Madrid venceu os sevilhanos (3-2), após prolongamento. Na ronda anterior da segunda prova mais importante do futebol espanhol, o vice-campeão espanhol goleou o Cultural Leonesa, por 13-2 (7-1 e 6-1), e os andaluzes derrotaram o Formentera por 14-2 (5-1 e 9-1), no conjunto das duas mãos.

Apenas por duas vezes o Real Madrid venceu a Taça do Rei, este século. Em ambas as finais derrotou os rivais da Catalunha, o FC Barcelona - por 2-1, em 2013/14, e por 1-0, em 2010/11, após prolongamento, com Mourinho no banco de suplentes e golo de CR7.

Neymar, o avançado brasileiro dos blaugrana, revelou o seu desejo de conquistar todos os troféus ainda em disputa. Mas, para vencer a Taça do Rei, terá de ultrapassar, para já, o Athletic Bilbau. O FC Barcelona, de André Gomes, e a equipa basca são os dois clubes com mais conquistas da Taça do Rei, sendo que os catalães venceram por 28 vezes o troféu e os bascos contam com 23 vitórias no palmarés.

Mas há mais equipas ainda emcompetição e em que actuam jogadores portugueses. Como é o caso do Valência, em que jogam Nani e João Cancelo, que viaja até à Galiza para enfrentar o Celta de Vigo; o Deportivo da Corunha, de Luisinho e Bruno Gama, vai receber o Alavés; por fim, o Eibar, de Bebé, jogará com o Osasuna. Já o Atlético de Madrid, do veterano médio português Tiago, vai às Ilhas Canárias para disputar o acesso à próxima fase com o Las Palmas.

Os jogos dos oitavos-de-final da Taça do Rei disputam-se no início do próximo ano, com datas marcadas entre 4 e 11 de Janeiro.

Sugerir correcção
Comentar