Ucrânia nacionaliza o maior banco do país

O PrivatBank controla um terço dos depósitos neste país do leste europeu.

Foto
Reuters/VALENTYN OGIRENKO

O governo da Ucrânia anunciou esta noite a nacionalização do PrivatBank, o primeiro banco do país, numa tentativa para evitar o colapso do sistema bancário nesta antiga república soviética assolada pela guerra.

Esta intervenção surge após meses de rumores, com os media locais a indicarem sucessivas concessões pelo PrivatBank de empréstimos "de qualidade duvidosa".

O PrivatBank controla um terço dos depósitos neste país do leste europeu e possui ainda sucursais nos Estados do Báltico.

Através de um comunicado, o Governo de Kiev disse que detém agora "100 por cento do PrivatBank e vai assegurar o funcionamento ininterrupto desta instituição e garantir os depósitos dos seus clientes".

A decisão do Governo ucraniano segue-se às exigências do Fundo Monetário Internacional (FMI) para que os responsáveis do país estabilizem o seu nebuloso sector financeiro, com o objectivo de garantir um crescimento sustentável.

O banco era propriedade de Igor Kolomoyskiy, um poderoso político multimilionário, que se tornou num alvo privilegiado do Presidente ucraniano Petro Poroshenko, na sua campanha contra a corrupção.

O PrivatBank tinha sido notícia em diversas reportagens de media locais, relacionadas com a concessão de empréstimos a clientes seleccionados e que poderão nunca ser devolvidos.

Em Novembro, o valor dos títulos deste banco registou uma queda de cerca de 50 por cento.

O banco central ucraniano pretendia que Kolomoyskiy refinanciasse o banco com milhares de milhões de dólares, caso pretendesse mantê-lo na sua posse.

O dinheiro nunca apareceu, e Kiev acabou por anunciar a decisão sobre a nacionalização.

Sugerir correcção
Comentar