The xx estarão no Nos Alive a apresentar o novo álbum

I See You, o terceiro álbum da banda chega em Janeiro. Dia 6 de Julho, o trio londrino mostra-o no Passeio Marítimo de Algés

<i>I See You</i> é descrito pela banda como "mais expansivo" que os álbuns anteriores
Foto
I See You é descrito pela banda como "mais expansivo" que os álbuns anteriores DR

Há um muito aguardado novo álbum a chegar dia 13 de Janeiro e sabemos agora que vamos poder ouvi-lo em concerto no Verão que se segue. Os xx são a nova confirmação para o Nos Alive, onde a banda londrina actuará no primeiro dia de festival, a 6 de Julho.

O trio formado Romy Madley Croft, Oliver Sim e Jamie Smith (ou Jamie xx, músico que, desde a fundação da banda, em 2005, desenvolveu um reconhecido percurso em nome individual) porá fim a quatro anos de silêncio, no que diz respeito a álbuns de originais, com o lançamento de I See You, que a banda apresenta ao Ípsilon na edição desta sexta-feira do suplemento cultural do PÚBLICO. O primeiro single, On Hold, já foi apresentado.

O novo registo é o sucessor de xx (2007) e Coexist (2012), álbuns que revelaram uma música rarefeita em que memórias da escola 4AD da década de 1980, por exemplo, surgiam transfiguradas pelo pulsar urbano contemporâneo, o do isolamento em rede, o da electrónica como omnipresença no quotidiano.

O novo disco foi gravado entre Março e Agosto de 2016 em estúdios nos Estados Unidos, Inglaterra e Islândia. Durante o processo de gravação, Jamie xx editou o seu álbum de estreia a solo, In Colour, que diz ser representativo dos novos rumos seguidos pela banda em I See You, definido como “mais expansivo”.

Os xx actuam no Passeio Marítimo de Algés no mesmo dia em que os já confirmados Ryan Adams ou Alt-J. Nos dias seguintes, chegarão Foo Fighters, The Kills, Depeche Mode e Warpaint.