Empresários pedem desculpa por dar boneca insuflável a ministro da Economia

No Chile, o coro de críticas inclui a Presidente. "Intolerável", disse Michelle Bachelet.

Foto
Empresários deram boneca insuflável ao ministro da Economia chileno Reuters/STRINGER

A mais recente gala anual de uma associação de empresários chilenos, na terça-feira à noite, está a despertar mais atenções do que é habitual. Tudo porque os empresários ofereceram ao ministro da Economia uma boneca insuflável, “para estimular a economia” do Chile. O ministro sorriu ao receber a prenda, mas as críticas chovem de todos os lados, incluindo da Presidente Michelle Bachelet.

“A luta pela dignidade da mulher tem sido um princípio essencial dos meus Governos. O que se passou no jantar da Asexma é intolerável”, reagiu a Presidente, aludindo à gala anual da Associação de Indústrias Exportadoras (Asexma, na sigla original), em declarações citadas pelo El País.

Roberto Fantuzzi, presidente desta associação, conta que é habitual um comité de homens e mulheres decidir sobre os presentes – fora do comum, regra geral – a oferecer às autoridades participantes na gala anual. E que este ano optaram por dar ao ministro da Economia, Luis Felipe Céspedes, uma boneca insuflável. Uma piada, diz o empresário. Porém, foi mal recebida por diferentes sectores da sociedade – e o sorriso do ministro Céspedes, no momento de receber a prenda, não aliviou outros membros do Governo chileno.

Segundo o El País, a ministra da Mulher e da Igualdade de Género, lamentou publicamente o gesto. “Lamentamos tal prenda. Há que estimular a economia, mas não se deve continuar a usar a mulher como objecto sexual em piadas machistas”, sentenciou a governante, numa mensagem no Twitter.

A resposta dos empresários surgiu na mesma rede social. “Pedimos perdão: tenho espoa, filhas e netas e jamais a intenção foi promover a violência contra a mulher”, escreveu Fantuzzi no Twitter, considerando porém, numa conferência de imprensa, horas mais tarde, que “o facto foi grave, mas não é caso para tanta agitação”.

O próprio ministro da Economia acabaria por também pedir desculpa. “Apesar de ter sido surpreendido com a oferta, peço desculpas. O que se passou não está à altura do respeito pela dignidade das mulheres”, disse Céspedes.

Numa foto do momento, divulgada por agências fotográficas, o ministro da Economia é ladeado por dois candidatos presidenciais, do centro-esquerda: José Miguel Insulza e Alejandro Guillier. No meio de uma comitiva mais vasta, a boneca, com a boca tapada por um papel: "Para estimular a economia".

Insulza e Guillier também lamentaram o sucedido, quando a polémica se tornou omnipresente nas redes sociais e nos jornais chilenos. Organizações feministas e outros candidatos à Presidência, como Ricardo Lagos e Sebastián Piñera, condenaram igualmente o episódio, escreve o El País.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários