Mário Soares hospitalizado sem "diagnóstico definitivo"

Ex-Presidente em observação com "quadro de agravamento do seu estado geral".

Foto
lm miguel manso

O porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha disse nesta terça-feira que não está "ainda estabelecido um diagnóstico definitivo" do estado  de saúde de Mário Soares, que entrou esta madrugada naquela unidade de saúde de Lisboa "com um quadro de agravamento do seu estado geral".

"O doutor Mário Soares deu entrada esta madrugada no Hospital da Cruz Vermelha com um quadro de agravamento do seu estado geral. Decorrem avaliações da sua situação clínica, não estando ainda estabelecido um diagnóstico definitivo", disse aos jornalistas José Barata, porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha, às 13h10.

Segundo José Barata, "o Hospital da Cruz Vermelha está a acompanhar com preocupação o evoluir da situação". "O doutor Mário Soares e a sua família agradecem a preocupação de todos neste momento delicado", referiu ainda.

O antigo Presidente da República Mário Soares deu entrada pouco depois das duas horas da madrugada desta terça-feira no no Hospital da Cruz Vermelha, directamente para os Cuidados Intensivos, onde se encontra "em observação" e com "sinais de inconsciência", afirmou ao PÚBLICO o porta-voz do hospital, recusando-se a dar qualquer outra indicação do estado clínico do fundador do PS, ex-primeiro-ministro e antigo chefe de Estado.

Um novo comunicado sobre o seu estado clínico será feito entre as 18 e as 19 horas, acrescentou apenas. 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fez já uma visita a Mário Soares no seu regresso de Nova Iorque. Fonte da Presidência da República confirmou ao PÚBLICO que Marcelo Rebelo de Sousa chegou a Lisboa perto das 11h30 e seguiu para o Hospital da Cruz Vermelha, onde não esteve mais do que 10 minutos.

"Qualquer soprozinho pode ser mais grave", diz sobrinho

Eduardo Barroso, o sobrinho de Mário Soares que o visitou esta tarde, admitiu que a situação é complicada. "São 92 anos de um homem que já estava fragilizado, que ficou muito mais fragilizado depois da encefalite e ainda mais depois de ter perdido a sua mulher", disse à saída do Hospital da Cruz Vermelha.

O sobrinho de Mário Soares adiantou que o antigo Presidente da República "não está consciente" e revelou que o médico que o está a acompanhar lhe disse que "se calhar o iam pôr no quarto" porque "não vai precisar de cuidados intensivos". "E vamos ver como é que um senhor de 92 anos vai reagir a esta situação", disse apenas, acrescentando que "qualquer soprozinho de uma complicação pode ser mais grave".

Eduardo Barroso adiantou ainda que as TAC (Tomografia Axial Computorizada) às quais Mário Soares foi sujeito deram todas resultado negativo, o que é um "grande alívio". Ainda assim, "a família está muito preocupada desde há muitos anos, desde o pós-encefalite. O facto de ter perdido a mulher, uma companheira de uma vida, tudo isso tem levado o tio Mário a estar diferente", admitiu.

A última aparição pública de Mário Soares - feitos no passado dia 7 de Dezembro - foi precisamente no mesmo Hospital da Cruz Vermelha, a 28 de Setembro, quando o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, prestou uma homenagem à antiga presidente da Cruz Vermelha Portuguesa Maria de Jesus Barroso, a mulher de Mário Soares.

A penúltima vez que tinha aparecido foi a 23 de Julho num encontro no Palácio de São Bento num evento de comemoração dos 40 anos da tomada de posse do I Governo Constitucional. Nessa ocasião apareceu visivelmente enfraquecido e amparado pelo Presidente da República, primeiro-ministro e presidente da Assembleia da República.<_o3a_p>

 

Sugerir correcção
Ler 3 comentários