Queda do telhado de igreja da Nigéria mata pelo menos 100 pessoas

Obras na igreja evangélica foram aceleradas para cerimónia de ordenação do bispo.

Fotogaleria
A igreja evangélica em Uyo estava ainda em construção REUTERS
Fotogaleria
Centenas de pessoas – incluindo o governador do estado de Akwa Ibom, Udom Emmanuel, que saiu ileso – estavam dentro do edifício Reuters/REUTERS TV
Fotogaleria
Reuters/REUTERS TV

Pelo menos 100 pessoas morreram quando o telhado de uma igreja no Sul da Nigéria ruiu, avança a Reuters, citando um fotojornalista residente em Uyo, que contou os corpos na morgue da cidade, um dia depois do acidente

A igreja evangélica na cidade de Uyo estava ainda em construção, mas as obras foram aceleradas para que o espaço pudesse acolher a ordenação como bispo, no sábado, do seu fundador, Akan Weeks, contam alguns fiéis. Segundo várias fontes, a morgue da cidade ficou lotada.

Etete Peters, do Hospital da Universidade de Uyo, afirmou à Associated Press que pelo menos 160 pessoas perderam a vida. A Reuters avança com um número bastante menor de vítimas mortais, citando o fotojornalista Ini Samuel. Mas há muitas incertezas: "Ontem, algumas testemunhas diziam que estavam a por quatro corpos em cada saco de cadáveres", relatou. A AFP fala em 60 mortos confirmados, mas frisa que o balanço final deve ser muito mais elevado. 

Centenas de pessoas – incluindo o governador do estado de Akwa Ibom, Udom Emmanuel, que saiu ileso – estavam no interior do edifício quando as vigas de metal caíram sob os crentes e o telhado, em zinco, cedeu. O governador assegura que será realizada uma investigação para saber se foram cumpridas as medidas de segurança.

Um sobrevivente citado pela Channels TV da Nigéria descreve: “De repente, o telhado caiu sobre os fiéis. O governador foi rapidamente assistido, mas outros não tiveram a mesma sorte”, cita a BBC.

“Há corpos de pessoas presas, partes de corpos, sangue por todo o lado e carteiras e sapatos espalhados”, descreve Ukeme Eyibio, que estava no exterior quando o acidente ocorreu.

O Presidente Muhammadu Buhari manifestou o seu “pesar profundo”.

Os colapsos de edifícios são relativamente frequentes na Nigéria, sobretudo devido à utilização de materiais que não cumprem os padrões e à violação das normas de segurança.

Sugerir correcção
Comentar