Palma de Maiorca passa a ser apenas "Palma"

Em 2006, o governo de direita da região alterou a designação para Palma de Maiorca. Agora, com o poder nas mãos da esquerda, o nome passa a ser, novamente, apenas Palma.

Foto
DIREITOS RESERVADOS

Palma de Maiorca é um dos destinos turísticos mais procurados em Espanha e o tradicional destino de férias da família real espanhola. Mas quem vem de fora pode ser confrontado com alguma confusão. Maiorca é a maior ilha das Baleares, sendo que Palma de Maiorca é o maior município da região.

Talvez por isso, os habitantes falam apenas de Palma quando se referem à cidade. Por outro lado, os turistas falam e perguntam pelo nome completo. Agora, para que não existam mais dúvidas, o Parlamento autónomo decidiu alterar o nome de Palma de Maiorca.

O El Pais dá conta de que nesta terça-feira terminaram os trâmites legais para alterar a lei autónoma que estabelece a designação do município. Está assim aberto o caminho para que Palma de Maiorca perca o segundo nome, chamando-se apenas Palma.

Em 2006, o então autarca da cidade, Mateu Isern, do PP, liderou o processo de alteração do nome para Palma de Maiorca. A iniciativa não caiu bem nas alas políticas mais à esquerda e nacionalista. Com a chegada ao poder do PSOE, juntamente com o Mes e o Podemos, ficou decidido regressar-se à designação anterior: “O nome da cidade não é o que os outros nos põem de fora, mas o que reconhecemos como próprio”, defendeu o actual autarca José Hila.

A história da designação pela qual é conhecida Palma de Maiorca, e agora apenas Palma, é antiga e remonta aos tempos antes do nascimento de Cristo. E desde aí as trocas e substituições foram muitas. No ano 123 a.C. os romanos deram o nome de Palma à região. Mais tarde, durante a soberania muçulmana, a denominação foi alterada para “Medina Mayurca” e, depois da reconquista por Jaime I, para “Ciutat de Mallorca”, aproximando-se esta designação ao que é utilizado pelo catalão, por exemplo. No século XVIII regressou-se ao nome romano de Palma, que foi o que se manteve por mais tempo. Agora, em 2016, a designação dada pelos romanos volta a ficar à frente na corrida.

Sugerir correcção
Comentar