Universidade da Madeira vai criar Bolsas Herberto Helder no próximo ano lectivo

Foto
PEDRO CUNHA / arquivo

A Universidade da Madeira (UMa) vai lançar no próximo ano lectivo um conjunto de apoios, designados Bolsas Herberto Helder, destinados a desenvolver estudos da obra do poeta e da língua e cultura portuguesas, anunciou o reitor nesta quarta-feira.

"Essas bolsas, a atribuir já no próximo ano lectivo 2017/2018 incluem ainda uma componente dedicada a apoio a estudantes dessas áreas que necessitem de ajuda financeira para o prosseguimento dos seus estudos", disse José Carmo, no encerramento do primeiro congresso internacional sobre Herberto Helder, organizado pela Universidade da Madeira.

O reitor explicou que as bolsas surgem na sequência do patrocínio de um particular e vão incidir em três componentes: uma bolsa de investigação de um ano; uma bolsa para pagar as propinas, alojamento e alimentação de um estudante internacional; três bolsas para o pagamento de propinas de estudantes nacionais.

O Congresso Internacional "Herberto Helder - A vida inteira para fundar um poema" reuniu no Funchal diversos especialistas na obra deste poeta e escritor, considerado um dos mais importantes da segunda metade do século XX, que era natural da Madeira e morreu em 2015.

"A homens da cultura e da ciência com esta qualidade e prestígio a melhor homenagem que se lhe pode fazer é estudar, apreender e difundir a sua obra", realçou José Carmo, vincando que "outros congressos se seguirão".

Por outro lado, o secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, salientou que o executivo madeirense vai continuar a apoiar as iniciativas destinadas a aprofundar e divulgar a obra de Herberto Helder, sublinhando que foi "um privilégio" para a região autónoma acolher o congresso, que terminou precisamente no dia em que o poeta completaria 86 anos.

Sugerir correcção
Comentar