Sismo de magnitude 6,9 atinge o Japão. Lançado alerta de tsunami

Os habitantes foram aconselhados a deixar a costa de Fukushima. Inicialmente os cálculos de magnitude apontavam para os 7,3 tendo sido alterados para os 6,9 na escala de Richter.

Foto
Pessoas a deixar a região de Fukushima depois de emitido alerta de tsunami Reuters/KYODO

Um sismo com a magnitude de 6,9 na escala de Richter atingiu a costa Leste do Japão e motivou um alerta de tsunami, revela o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla inglesa). Inicialmente os cálculos de magnitude apontava para os 7,3 na escala de Richter. Os habitantes foram aconselhados a deixar a costa de Fukushima, diz a Reuters.

Horas depois, a Reuters dava conta de um novo sismo, desta vez com uma magnitude de 6,3, mas na Nova Zelândia. Recorde-se que no passado domingo, dia 13 se fez sentir um terramoto naquele país, do qual resultaram dois mortos. Esta terça-feira, o sismo foi centrado na costa de North Island, a 138 quilómetros de Palmerston North e a uma profundidade de 37 quilómetros.

No Japão, segundo a emissora pública japonesa NHK foi observada uma onda de tsunami de 1,4 metros a cerca de 70 quilómetros de Fukushima. No entanto, os alertas dão conta para a possibilidade de as ondas alcançarem os três metros. Não se registaram, para já, quaisquer danos em nenhuma das centrais nuclear localizadas nas zonas afectadas pelo sismo.

No início de terça-feira (noite de segunda-feira em Portugal), um sismo foi sentido ao largo da costa japonesa a cerca de 67 quilómetros a Nordeste de Iwaki. O USGS, citado pela Reuters, informa que a profundidade do terramoto é de dez quilómetros.

Não existem ainda informações sobre danos materiais ou vítimas.

Em 2011, um tsunami de grandes proporções, provocado por um sismo, causou danos na central nuclear de Fukushima e mais de 18 mil pessoas morreram ou foram dadas como desaparecidas.

Sugerir correcção
Comentar