O “urso polar mais triste do mundo” tem uma nova casa. Mas é temporária

Petição internacional que uniu quase um milhão de pessoas teve resultados. O urso Pizza vai ser devolvido ao parque onde nasceu, no norte da China. Mas a solução pode ser temporária

Foto
DR

Associações, activistas e amantes dos animais de todo o mundo juntaram-se e o Grandview Aquarium parece ter cedido à pressão. Pelo menos temporariamente. Pizza — o animal que ficou conhecido como "o urso polar mais triste do mundo" por viver fechado num exíguo espaço num shopping em Guangzhou, na China — vai ser devolvido ao parque onde nasceu, no norte do país.

A notícia deixa um sabor agridoce. É que os dirigentes do Grandview Aquarium já anunciaram que a transferência de Pizza, urso fêmea com três anos, é apenas um movimento necessário para que "pequenas alterações" sejam feitas no espaço: "Pizza vai sair temporariamente de Guangzhou e regressa para o seu aniversário", escreveram na rede social WeChat, citada pelo "The Guardian".

O urso tornou-se conhecido depois de, em Junho, a associação Animal Asia divulgar um vídeo onde se viam as condições em que o animal vivia. Uma petição teve quase um milhão de subscritores e o Yorkshire Wildlife Park, no Reino Unido, ofereceu-se mesmo para receber o animal — algo que foi recusado pelos dirigentes do aquário.

A saída de Pizza do centro comercial é positiva, mas não chega. "Pizza viveu uma vida de privação e sofrimento numa pequena jaula no shopping. A notícia da sua saída deixou-me muito feliz e aliviado", disse Peter Li, especialista em políticas chinesas na Sociedade Humanitária Internacional, num comunicado. "Não há reformas suficientes para transformar um shopping num local adequado para esse animal. E fazê-lo voltar agora seria cruel e desumano."

Segundo o "Mirror", no sexto piso do centro comercial vivem 500 espécies, entre as quais raposas antárticas, uma baleia-branca e uma morsa.

Sugerir correcção
Comentar