Colecção de David Bowie vendida com "paixão" por 38 milhões de euros

Dois dias de leilões em Londres chamaram quase 30 mil pessoas. Foram compradas obras de Basquiat, Auerbach ou Damien Hirst.

Fotogaleria
'Botallack' , de Denis Mitchell HANNAH MCKAY/Reuters
Fotogaleria
'Ashoka' Lamp', de Ettore Sottsass HANNAH MCKAY/Reuters
Fotogaleria
A obra 'Air Power', de Jean-Michel Basquiat, poderá chegar aos 3,5 milhões de euros HANNAH MCKAY/Reuters
Fotogaleria
'Interior (Mrs Mounter)', de Harold Gilman HANNAH MCKAY/Reuters
Fotogaleria
'Beautiful, hallo, space-boy painting,' uma colaboração entre Damien Hirst e o próprio David Bowie HANNAH MCKAY/Reuters
Fotogaleria
'Fanagalo Store' , de Norman Catherine HANNAH MCKAY/Reuters
Fotogaleria
O leilão decorre de 10 a 11 de Novembro em Londres HANNAH MCKAY/Reuters
Fotogaleria
'Landscape No 87' , de John Virtue HANNAH MCKAY/Reuters
Fotogaleria
Peça 'Radio-Phonograph, Model no RR126', de Pier Giacomo e Achille Castiglioni HANNAH MCKAY/Reuters
Fotogaleria
'Ewigkeitendegottt, Sein Engel' , de August Walla HANNAH MCKAY/Reuters
Fotogaleria
'Chess Set,' de Man Ray HANNAH MCKAY/Reuters

A venda em leilão das obras de arte adquiridas pelo músico britânico David Bowie, com preciosidades assinadas por Jean-Michel Basquiat ou Damien Hirst, suscitou muita paixão e interesse na Sotheby’s de Londres, que conseguiu vendas totais de 38 milhões de euros.

Mais de 1750 pessoas assistiram às três sessões, que decorreram quinta e sexta-feira, acompanhadas por mais de 26.500 pessoas via Internet, indicou a Sotheby’s este sábado. Antes disso, 51.470 tinham já visitado a exposição consagrada ao catálogo, entre Julho e Novembro, o que constituiu um recorde para uma mostra de uma leiloeira em Londres.

“A colecção pessoas de obras de arte de David Bowie captou o imaginário de milhares de pessoas, que visitaram as nossas exposições e participaram na venda”, comentou Oliver Barker, presidente da Sotheby's Europe.

Colecção de arte de David Bowie revelada e posta à venda

No total, foram vendidas 356 peças por 32,9 milhões de libras (38 milhões de euros). O preço recorde para o leilão foi atingido por Air Power (1984), uma pintura do nova-iorquino Jean-Michel Basquiat, por 8,2 milhões de euros sobre uma estimativa de venda de 4 milhões. O óleo Head of Gerda Boehm (1965), de Frank Auerbach, foi vendido por 4,4 milhões contra a estimativa inicial de venda de 580 mil euros.

Uma outra tela de Basquiat, Untitled, foi vendida por 2,7 milhões de euros (a estimativa era de 580 mil a 812 mil euros). Também a tela circular caleidoscópica Beautiful, hallo, space-boy, um trabalho de co-autoria de Bowie com Damien Hirst, que é uma referência ao Major Tom criado pelo cantor, foi vendida por 911 mil euros.

O cantor morreu em Janeiro, com cancro, aos 69 anos. As receitas da venda da sua colecção serão, segundo, a leiloeira, entregues aos herdeiros de Bowie.