Estas músicas reduzem a ansiedade

A lista inclui Coldplay ("Strawberry Swing"), Enya ("Watermark"), Adele ("Someone Like You") e até Mozart ("Canzonetta Sull'aria")

Quantas vezes ouves música para relaxar? A tua música preferida deixa-te logo de bom humor? A neurociência comprova estes efeitos e mostra que há músicas que são capazes de reduzir a ansiedade.

Um estudo realizado recentemente pela Mindlab – uma organização britânica focada em investigações relacionadas com o impacto que a comunicação exerce sobre o cérebro – descobriu dez músicas capazes de diminuir a ansiedade.

Durante a investigação, os neurocientistas pediram aos participantes para realizar, o mais rápido possível, tarefas de lógica enquanto ouviam algumas músicas. Estas actividades induziram certos níveis de stress nos voluntários e, através de um conjunto de sensores, permitiram perceber quais as músicas que tiveram um impacto positivo na actividade cerebral, nos batimentos cardíacos, na pressão sanguínea e no ritmo da respiração.

No topo do ranking das músicas mais relaxantes está "Weightless", do grupo Marconi Union. Este tema foi composto justamente para proporcionar relaxamento e significa, literalmente, “leve” ou “sem peso”. De acordo com o estudo, esta música é capaz de reduzir a ansiedade em 65%.

A restante playlist inclui ainda temas dos Coldplay ("Strawberry Swing"), Enya ("Watermark") e Adele ("Someone Like You").