Robert Redford está “a ficar cansado” de representar

Actor anunciou numa entrevista a um neto que tenciona deixar a carreira de actor para regressar à pintura. Tem 80 anos e está farto de filmar "takes atrás de takes".

Foto
O actor tem 80 anos Reuters/JEAN-PAUL PELISSIER

Será só terminar os dois filmes em que está actualmente envolvido e depois acabou: já não haverá estreias cinematográficas que envolvam o nome de Robert Redford. Pelo menos, no papel de actor. O aviso foi deixado pelo próprio, numa entrevista dada a um dos netos, Dylan Redford.

Num artigo publicado pelo Walker, um centro de artes de Massachussets, e quando avô e neto estavam ocupados a falar da importância de contar histórias, Dylan lembrou-se de lhe perguntar se não tinha vontade de regressar à pintura, uma outra arte que o apaixona. Robert assumiu logo que sim : “Tenho sentido muito essa vontade, até porque estou a ficar cansado de representar”, explica. Actualmente com 80 anos, Redford estreou-se no cinema em 1960, e da sua longa carreira podem destacar-se papéis como aqueles que assumiu no filme O Estranho Mundo de Daisy Clover, Pés Descalços no Parque, Butch Cassidy e Sundance Kid ou África Minha.

“Sou um homem impaciente, por isso tenho dificuldade em andar por ali, a filmar take atrás de take. Nesta altura da vida, [a pintura e o desenho] dar-me-ão mais satisfação, porque não estou dependente de ninguém."

Redford planeia retirar-se depois de terminar a sua participação nos filmes Our souls at Night, com Jane Fonda, e Old Man with a Gun, com Casey Affleck e Sissy Spacek. “Depois de os acabar vou dizer adeus a tudo aquilo e concentrar-me apenas em trabalhos de direcção”, explica. Robert Redford já ganhou o Óscar de melhor realizador por Gente Vulgar, em 1980. Data de 2015 a sua última participação cinematográfica como actor, com o filme A Walk in the Woods (Por Aqui e Por Ali).

Sugerir correcção
Comentar