Vive o desafio

São jovens que, ao dedicarem parte do seu tempo e ao investirem horas de trabalho e dedicação a causas como o GASNova, vão contrariando a onda negativa que, vagarosamente, se vem alastrando no nosso país

Fotogaleria
GASNova
Fotogaleria
GASNova

Arranca hoje, dia 7 de Novembro a Web Summit, considerado o maior evento tecnológico do Mundo. No mesmo dia acontece outro evento com uma dimensão não tão grande mas com capacidade para criar um impacto enorme em centenas de jovens. Falo da Sessão de apresentação do GASNova, uma ONGD que sensibiliza e forma jovens em áreas como a Educação para o Desenvolvimento e a Cooperação e desenvolve projectos em Moçambique, São Tomé e Príncipe e numa comunidade cigana em Portugal.

Nunca me fiei muito nas notícias que revelam que os jovens estão hoje em dia cada vez mais alheados da participação cívica e política, talvez porque sempre contactei com uma série de jovens empenhados cívica e politicamente e me deixei influenciar por essa “onda” empreendedora e criativa. A verdade é que acredito que assistimos hoje a uma nova geração de jovens que se querem envolver nas várias decisões da sociedade e estão empenhados em construir caminhos alternativos e sustentáveis que conduzam à melhoria do bem-estar social. Claro que existem muitos jovens que ignoram problemas sociais e estão alheados da participação cívica e política, mas prefiro sempre olhar com entusiasmo e positividade para “aqueles” que estão empenhados e que realmente “fazem acontecer”.

Os jovens que integram o GASNova e outras organizações semelhantes que existem pelo país são exemplo disso. Jovens que, ao tomarem contacto com os vários problemas existentes na sociedade e com várias realidades sociais se consciencializam e responsabilizam para o papel que cada um tem para procurar formas de intervir face a esses problemas.

Este tipo de organizações são verdadeiras escolas de cidadania e de participação cívica, e um autêntico complemento à formação académica, por nos fazerem olhar o Mundo de outras perspetivas, para além da componente do voluntariado nacional e internacional que lhes estão subjacentes. É o despertar para uma nova consciência social, centrada no bem-estar dos outros e na necessidade de preservarmos o meio que habitamos.

São jovens que, ao dedicarem parte do seu tempo e ao investirem horas de trabalho e dedicação a causas como o GASNova, vão contrariando a onda negativa que, vagarosamente, se vem alastrando no nosso país e mostram que nós, jovens, temos uma palavra a dizer e queremos participar na construção de novos caminhos para o futuro!

Sugerir correcção
Comentar