Islândia em negociações para a formação de Governo

Nenhuma das alianças que concorreram às legislativas conseguiu eleger deputados suficientes. Um partido centrista, chamado regeneração, pode dar a solução.

Foto
Apoiante do Partido dos Piratas, que ficou aquém dos resultados previstos pelas sondagens Geirix/Reuters

Um dia depois de umas legislativas que terminaram sem a eleição de uma maioria, a Islândia entrou este domingo numa fase de intensa negociação política. A chave da governação está nas mãos de um novo partido chamado Regeneração.

A coligação de centro-direita que governava a ilha conseguiu apenas 29 dos 63 assentos parlamentares e na sequência dos resultados o primeiro-minsitro, Sigurour Ingi Jóhannsson, já anunciou a sua demissão. Mas a aliança de centro-esquerda que inclui os Piratas, o partido anti-sistema que as sondagens chegaram a colocar na liderança, ficou com 27 deputados, segundo os resultados definitivos anunciados este domingo. Ou seja, nenhum dos blocos poderá governar sem o apoio de um outro partido.

Apesar de ter o triplo dos deputados das eleições de 2013, os Piratas conquistaram apenas 14,5% dos votos (e dez deputados), ficando em terceiro lugar. O mais votado foi o Partido da Independência (com 29%), seguindo-se o Movimento Esquerda-Verde, com 15,9% (e que juntamente com o Partido Futuro Brilhante e a Aliança Social Democrata formava a aliança de esquerda dos Piratas).

Os Piratas começaram o ano com as sondagens a atribuir-lhes 35% do apoio dos eleitores, e na véspera do escrutínio os inquéritos apontavam para entre 17 e 21%. Já o Partido da Independência, que fazia parte da coligação governamental com o Partido Progressista, teve melhores resultados do que o previsto e conta agora com mais dois deputados.

Birgitta Jónsdóttir, a candidata e poeta que é na prática a líder do Partido Pirata (que não tem uma estrutura hierárquica fixa, o que já causou dissabores, para os quais pediram a ajuda de uma psicóloga especializada em conflitos de trabalho), defende a democracia directa e que a riqueza natural seja detida por todos, levando por exemplo à revisão da distribuição dos direitos de pesca.

A pequena ilha do Atlântico parece estar dividida entre uma parte da população que aspira a virar a página da crise financeira de 2008 e outra que acima de tudo pretende estabilidade e independência, adianta a AFP.

O desfecho poderá estar agora nas mãos do Regeneração, um partido centrista criado na Primavera por deputados pró-União Europeia, dissidentes do Partido da Independência.

Para a AFP, o Regeneração tornou-se no “árbitro inesperado” desta votação. “Está aberto a trabalhar com a esquerda ou com a direita”, mas “irá impor as suas condições”, prevê Gretar Eytorsson, professor de Ciência Política da Universidade de Akureyri.

O presidente do Regeneração, Benedikt Johannesson, foi cauteloso nos comentários: “Não andámos a criticar os outros partidos [durante a campanha] e não nos manifestámos sobre as cores do futuro Governo”, afirmou, citado pela AFP.

As legislativas foram antecipadas devido à demissão do primeiro-ministro Sigmundur Davío Gunnlaugsson, envolvido no escândalo dos Panama Papers que revelou ligações a uma empresa offshore que detinha milhões de dólares de dívida de bancos islandeses falidos. Gunnlaugsson foi o único chefe de Governo do mundo a demitir-se, mas o escândalo não poupou o seu Partido Progressista, que apenas conseguiu 11,5% dos votos (o que lhe dá oito deputados, menos 11 dos que tinha).

O Iceland Monitor aponta Gunnlaugsson como único derrotado destas eleições. Para o Monitor, quem realmente venceu o escrutínio foram as mulheres: conquistaram 30 assentos (mais cinco do que tinham), um número absolutamente inédito.

Sugerir correcção
Comentar