FINDE.U vai recrutar estudantes no Porto e em Vigo

Feira Internacional de Emprego reúne mais de 100 empresas no Porto e em Vigo entre 2 e 9 de Novembro

Foto
Tim Gouw/Unsplash

A Universidade do Porto realiza pela segunda vez a FINDE.U - Feira Internacional de Emprego Universitário nos dias 2 e 3 de Novembro, no Centro de Congressos da EXPONOR. A novidade desta edição é a parceria com as universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro e de Vigo e a extensão do evento à cidade espanhola que irá decorrer a 8 e 9 de Novembro, em moldes semelhantes à feira da Universidade do Porto.

A FINDE.U conta com a presença de mais de 100 empresas e organizações, nacionais e internacionais, oferecendo oportunidades de emprego em países como a Áustria, a França, a Dinamarca e a Espanha. Relativamente às empresas sediadas em Portugal, os estudantes e diplomados poderão contactar directamente com a Bosch, a Calzedonia, a Continental, a Decathlon, a Deloitte, a EDP, a Lactogal, a SONAE ou a YAZAKI, entre muitas outras.

Segundo Albino Oliveira, coordenador do Gabinete de Apoio ao Estudante e à Empregabilidade da Universidade do Porto, a FINDE.U é uma forma de fazer a “ligação entre as empresas, as universidades e os estudantes”. Mas salienta que “um dos objectivos da feira é não só levar os estudantes finalistas e diplomados, mas sim começar a levar os estudantes desde o 1º ano” para que “comecem a ter uma noção da tipologia de empresas e de ofertas existentes no mercado e possam criar a sua própria rede de contactos”. Quanto aos estudantes que estão a terminar a formação, o principal objectivo é que “consigam encontrar estágios ou até um emprego”, explica ao P3.

Para além de conhecer as ofertas de emprego das empresas em fase de recrutamento, os visitantes da FINDE.U podem ainda usufruir de formações gratuitas relacionadas com competências transversais, mais conhecidas como soft skills, que decorrem dias antes da feira. Nos dias do evento, o espaço central da feira recebe também apresentações de três empresas, de dois programas que financiam bolsas para estágios direccionados para estudantes e diplomados e de algumas formações promovidas pelo Fórum Estudante.

A entrada é livre e gratuita, sendo aconselhável efectuar um registo. Esta inscrição não serve apenas para oficializar a participação na feira, mas permite aos estudantes introduzir antecipadamente o currículo na base de dados da FINDE.U. Albino Oliveira explica que, na edição deste ano, foi introduzida uma inovação, baseada numa startup da Universidade do Porto e num projecto de um estudante, que permite registar e validar as entradas na feira.

Este sistema possibilita a passagem automática dos dados pessoais e currículo dos candidatos às empresas recrutadoras, sem recurso ao papel. Os participantes só precisam de passar o cartão de estudante ou, no caso dos não estudantes da Universidade do Porto, um cartão semelhante entregue à entrada da feira, no leitor disponibilizado em cada stand. “No ano passado foram transaccionados 14426 currículos dentro da feira entre todos os visitantes e as empresas que estavam presentes. Este ano esperamos manter ou aumentar este número”, adianta Albino Oliveira.

Todos os estudantes da Universidade do Porto terão ainda transporte gratuito entre os três polos universitários da cidade e a EXPONOR e receberão um guia com informação detalhada sobre as empresas participantes nas feiras do Porto e de Vigo, onde poderão consultar informação sobre a iniciativa, as vagas disponíveis e as empresas que estão a recrutar.

Depois do sucesso registado em 2015, com a participação de mais de 3000 estudantes, o coordenador do Gabinete de Apoio ao Estudante e à Empregabilidade diz que a perspectiva da segunda edição da FINDE.U “mantém-se idêntica à do ano passado”. De momento, já existem 500 participantes inscritos, mas eventuais interessados podem fazer o registo até aos dias do evento.

A feira de emprego universitário arranca dia 2 de Novembro no Porto e termina a 9 em Vigo.

Sugerir correcção
Comentar