Foto

Esta ciclovia funciona a energia solar e brilha no escuro

Milhares de cristais azuis iluminam um percurso pedestre e ciclável na Polónia, garantindo maior segurança aos utilizadores durante a noite

Andar de bicicleta ou fazer uma caminhada à noite pode ser uma aventura. Na cidade de Lidzbark Warminski, norte da Polónia, esse problema está a ser minimizado. O percurso desenhado para bicicletas e peões é azul e brilha no escuro (um pouco à semelhança deste modelo holandês).

A pista para ciclistas com 100 metros de comprimento está inteiramente revestida por milhares de cristais de fósforo e o caminho pedestre tem as margens adornadas com chips luminosos. Estas partículas sintéticas alimentam-se da energia do sol e emitem uma luz azul, cor inspirada nos lagos que compõem a paisagem envolvente, que se mantém activa durante mais de dez horas.

Desenvolvido por uma empresa de engenharia focada no futuro da tecnologia, a TPA Instytut Badan Technicznych, o projecto encontra-se em fase de testes e apresenta vantagens em termos de segurança nocturna, de protecção do ambiente e de poupança de custos.

PÚBLICO -
Foto

Os responsáveis pela construção esperam que a tecnologia possa ser aplicada noutros projectos de maior dimensão como, por exemplo, estradas rodoviárias. Por enquanto, o material está apenas a ser testado nas ciclovias, podendo brilhar em múltiplas cores consoante as paisagens dos espaços.