Já temos data: novo álbum dos Rolling Stones sai a 2 de Dezembro

Blue & Lonesome é o título de um disco em que a banda regressa à sua primeira e mais duradoura influência, o blues. O primeiro single é Just your fool, de Little Walter.

Foto
Gravado ao vivo no estúdio, o álbum conta com a participação de Eric Clapton Reuters/ALEXANDRE MENEGHINI

Sabíamos que novo álbum seria anunciado, mas não sabíamos quando chegaria às lojas. Agora já temos data: 2 de Dezembro, os Rolling Stones põem fim a um hiato de dez anos na discografia – descontando os álbuns ao vivo e as compilações entretanto lançadas – com Blues & Lonesome, sucessor de A Bigger Bang. A notícia foi avançada nas redes sociais da banda, onde foi revelada a arte gráfica do álbum, trabalhada sobre o icónico logótipo da banda, acompanhada de um pequeno clip com um excerto sonoro de Just your fool, gravada em 1960 pelo bluesman e mestre da harmónica Little Walter, e que será o primeiro single do disco.

A Bigger Bang foi considerado em 2005 um regresso ao som clássico do grupo, depois das pouco memoráveis experiências de actualização, recorrendo à electrónica e a técnicas modernas de produção, em Bridges to Babylon (1997). Blues & Lonesome, já disponível para pré-encomenda no site oficial dos Rolling Stones, recua ainda mais atrás. Serão os Rolling Stones às voltas com o blues, a sua primeira e mais duradoura influência musical. No alinhamento, de onde estão ausentes canções originais, encontramos versões de blues do já citado Little Walter, de Howling Wolf, Jimmy Reed, Robert Petway ou Otis Rush.

Além dos Stones oficiais, Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts e Ron Wood, participam no álbum os restantes músicos que compõem a banda em digressão, Darryl Jones, Chuck Leavell e Matt Clifford. Isto, além de um convidado especial, Eric Clapton, que gravava o seu álbum mais recente, I Still Do, noutro estúdio no complexo utilizado pelos Stones e que acabou por participar em duas canções de Blue & Lonesome.

O novo disco foi gravado nos estúdios British Grove, em Londres, na mesma área em que, no início dos anos 1960, começaram a fazer o seu nome nos pubs e clubes londrinos. Gravado ao vivo no estúdio, foi produzido pelos Glimmer Twins (ou seja, Mick Jagger e Keith Richards) e por Don Was. No comunicado enviado à imprensa pela Universal Music, Was afirma que "o álbum é um manifesto à pureza do amor que o grupo tem por fazer música e o blues é, para os Rolling Stones, o guia de tudo o que fazem". Há alguns meses, o guitarrista Ron Wood expusera aos microfones da BBC a simplicidade do processo de gravação. "Não perdemos tempo nenhum a ensaiar [as canções]. Limitámo-nos a pegar numa canção que se adequasse à harmónica do Mick ou num riff de guitarra", disse, antes de concluir: "Foi assim: 'é isto que fazem os Stones, tocamos o blues".

Em 1964, os Rolling Stones estrearam-se com um álbum homónimo onde não encontrávamos qualquer original. No alinhamento, em vez da música assinada por Jagger & Richards, estavam as canções blues e soul com que electrizavam os palcos ingleses. 52 anos depois, os Stones completam o círculo. Em Dezembro, de volta ao blues.

O alinhamento completo de Blues & Lonesome é o seguinte:

1 - Just your fool

2 - Commit a crime

3 - Blue and lonesome

4 - All of your love

5 - I gotta go

6 - Everybody knows about my good thing

7 - Ride ‘em on down

8 - Hate to see you go

9 - Hoo doo blues

10 - Little rain

11 - Just like I treat you

12 - I can’t quit you baby

Sugerir correcção
Comentar