Guia para o novo álbum dos Rolling Stones

Blue & Lonesome inteiramente composto de versões de velhos blues. O álbum só sai em Dezembro, mas isso não quer dizer que não o possamos ouvir. Ouça aqui a playlist que criámos com os originais que inspiraram a banda, seguindo o alinhamento do novo disco.

Foto
A capa do novo álbum actualiza o mítico logótipo da banda DR

Do novo álbum só podemos ainda ouvir a primeira canção do alinhamento, Just your fool. Tal como as restantes onze, trata-se de uma versão de um velho blues, o género musical que uniu os membros dos Rolling Stones e ao qual se dedicaram, quase em exclusivo, nos primeiros anos de banda - não por acaso, o nome que escolheram é uma homenagem a uma canção famosa do gigante Muddy Waters. 

Mas, se não podemos ouvir ainda o álbum, podemos ouvir toda a música que os inspirou à gravação do álbum. Ou seja, podemos ouvir o que os heróis dos Rolling Stones os inspiraram a fazer no tempo que passaram nos British Grove Studios, em Londres, bem próximos dos clubes onde deram os primeiros passos há mais de cinco décadas.

Blue & Lonesome foi gravado ao vivo no estúdio, da forma mais espontânea possível e sem dobragens posteriores. Foi gravado, portanto, como gravavam os bluesmen de cujos originais se preenchem o novo álbum. Na playlist do Spotify que preparámos, reproduzimos o alinhamento do novo álbum, mas nas suas versões originais (ou próximas disso, porque o blues faz-se de partilha e reapropriação e, portanto, abundam versões dos mesmo temas). Começamos com os Rolling Stones e Just your fool, a canção divulgada hoje, e seguimos blues fora com Howlin' Wolf, Little Walter, Magic Sam, Robert Petway ou Jimmy Reed. Dia 2 de Dezembro, logo ouviremos o que fizeram deles os velhos sábios do rock'n'roll, estes jovens bluesmen chamados Rolling Stones. 

Sugerir correcção
Comentar