Detido suspeito de ataque a centro comercial nos EUA

Suspeito da morte de cinco pessoas nasceu na Turquia. FBI não exclui hipótese de terrorismo mas não dispõe, até ao momento, de qualquer indício que sustente a tese.

Foto
As autoridades identificam Arcan Cetin, de 20 anos, como o presumível atirador que matou cinco pessoas em Burlington. Washington State Patrol/Reuters

Arcan Cetin, um homem turco de 20 anos com estatuto de residente permanente nos Estados Unidos, foi detido na noite de sábado pela polícia enquanto principal suspeito do ataque a tiro que matou cinco pessoas num centro comercial em Burlington, estado norte-americano de Washington.

Segundo o tenente da polícia do condado de Island, Mike Howland, citado pela Reuters, o suspeito não ofereceu resistência ao ser interceptado e detido na localidade de Oak Habor, próxima de Burlington. “Não disse nada, parecia um zombie”, disse o responsável.

Cetin será transferido para o condado de Skagit e presente a um juiz na segunda-feira. A família do suspeito está a colaborar com as autoridades.

Até ao momento não são conhecidas as motivações do ataque ocorrido na noite de sexta-feira. O FBI diz não ter indícios de ligações ao terrorismo internacional mas não afasta qualquer cenário.

O ataque em Burlington, recorda a Reuters, acontece menos de uma semana depois de nove pessoas terem sido esfaqueadas noutro centro comercial em Saint Cloud, estado do Minnesota. Esse incidente, que terminou com a morte do atacante, está a ser investigado como um acto de terrorismo.

De acordo com o Seattle Times, Cetin tinha já um longo historial de delitos, incluindo três acusações de violência doméstica em Burlington e no condado de Island. Uma das vítimas das agressões seria o padrasto do jovem de origem turca. Era ainda suspeito de tráfico de droga.

Entretanto, começa também a ser conhecida a identidade e as histórias das vítimas do tiroteio no centro comercial. Sarai Lara, a mais jovem, tinha 16 anos. O Seattle Times conta que tinha sobrevivido a um cancro durante a infância e que era uma boa aluna do ensino secundário.

Belinda Galde, de 64 anos, a sua mãe Beatrice Dotson, de 95, e a maquilhadora Shayla Martin, de 52, são as restantes vítimas do sexo feminino.

A quinta vítima, Chuck Eagan, era um técnico de manutenção da Boeing, o gigante da aviação sediado no estado de Washington. Estava com a mulher no Cascade Mall, onde iam jantar. Ao ouvir os disparos, colocaram-se em fuga, até que a mulher caiu. Ao ajudá-la a levantar-se, Eagan foi baleado mortalmente.

Sugerir correcção
Comentar