Colombo vai crescer e ter mais uma torre em 2017

Sonae queria construir duas torres, mas apenas uma foi autorizada pela autarquia de Lisboa. As obras deverão começar no próximo ano.

Foto
Construção irá custar cerca de 47 milhões de euros Bruno Lisita/Arquivo

A construção de mais uma torre de escritórios no edifício Centro Colombo, em Lisboa, deverá avançar em 2017. A informação foi avançada pelo Jornal de Negócios esta quarta-feira, citando Fernando Guedes de Oliveira, CEO da Sonae Sierra [do mesmo grupo proprietário do PÚBLICO].

Em Agosto do ano passado, como o PÚBLICO tinha noticiado, a Câmara Municipal de Lisboa estava a avaliar um Pedido de Informação Prévia sobre a construção de duas torres e não apenas uma. No entanto, o pedido foi negado pela Câmara de Lisboa, por via do gabinete do vereador do Urbanismo, Manuel Salgado. À data, e apesar da proposta cumprir o Plano de Pormenor do Eixo Urbano Luz-Benfica não deixou de levantar algumas reservas junto da Divisão de Projectos de Edifícios e da Junta de Freguesia de Carnide.

Apesar da proposta inicial prever a construção de duas torres com 23 e 24 mil metros quadrados, respectivamente, a alteração do projecto significa a construção de apenas uma torre, que terá uma superfície de 30 mil metros quadrados.

Para suprir a falta da segunda torre de escritórios haverá ampliação da zona do centro comercial, com a relocalização, aumento e reorganização da área da restauração e do número de lojas de retalho.

De acordo com o gestor, o grupo pretende que a construção “de uma destas fases tenha início em 2017”. "Temos a aprovação do PIP [Pedido de Informação Prévio], vamos entrar com o pedido de licenciamento”. O projecto tem um investimento previsto de 47 milhões de euros, detalha o CEO da Sonae Sierra. 

O Centro Comercial Colombo foi construído em 1997. Em 2009 foi concluída a construção da torre de escritórios Oriente e dois anos depois foi a vez da torre Ocidente, que foi vendida por 80 milhões a um fundo de investimento cotado em Singapura. 

Sugerir correcção
Comentar