Lagos: a arte urbana vai colorir a antiga cadeia da cidade

O projecto ARTURb – Artistas Unidos em Residência abre as portas ao público a partir deste sábado com a inauguração de uma exposição na antiga cadeia de Lagos

Arturb 2015 Rui Cambraia
Fotogaleria
Arturb 2015 Rui Cambraia
Daniel Padure
Fotogaleria
Daniel Padure

Graças ao projecto ARTURb, todos os anos, no mês de Setembro, artistas nacionais e internacionais transformam os muros da cidade e da antiga cadeia de Lagos. E este ano, prolongando o que já se tornou numa tradição, não poderia ser diferente. Nesta sexta edição, o evento abre as portas ao público a partir deste sábado, 17 de Setembro, para expor as mais diversas obras de arte urbana e, de novo, transformar a cidade.

O projecto ARTURb — Artistas Unidos em Residência, promovido pelo Laboratório de Actividades Criativas (LAC), teve início há duas semanas, quando cinco artistas convidados passaram a habitar a antiga cadeia de Lagos e a conviver num ambiente de criação e interacção com outros profissionais.

A intenção é “fomentar a partilha, troca de experiências, ideias entre os artistas de cada edição e os da região”. E, dessa forma, “fazer do envolvimento e da proximidade um elemento diferenciador dos normais festivais de arte urbana”, explicou a equipa do LAC ao P3.

Foto
Arturb 2015 Bosoletti

Um dos artistas participantes, o português Nuno Palhas, conhecido pelo nome de Third, considera o projecto positivo e enriquecedor: “A possibilidade de conhecer e ver o processo de outros artistas é algo único”.

Ao longo das seis edições, já passaram pela residência 30 profissionais, que tiveram total liberdade para desenvolver todo o tipo de peças artísticas. “A escolha dos artistas reside sempre no tipo de trabalho que desenvolvem, ou seja, em cada edição procuramos trazer um grupo que trabalhe nas diferentes técnicas da 'street art'”, sublinham os organizadores do evento.

Os temas e a forma de compor dependem da escolha de cada um dos artistas. Diogo Ruas, que assina pelo nome de Mots, admite que precisou de alguns dias de reflexão para decidir: “A inspiração veio, sobretudo, do facto de estar dentro de uma antiga prisão que, apesar de já não o ser, ainda transporta um pouco do seu significado”.

A abertura da exposição na antiga cadeia de Lagos, que pode ser vista de quarta-feira a sábado, das 14h00 às 19h00, está marcada para este sábado, pelas 22h00. A exposição estará patente até dia 29 de Outubro.

Sugerir correcção
Comentar