A Antena 3 tem um novo director, mas é só por um dia – de festa: Zé Pedro faz 60 anos

Emissão, já no ar esta quarta-feira, terá músicas escolhidas pelo guitarrista dos Xutos & Pontapés. Zé Pedro encerra o dia na Prova Oral de Fernando Alvim. Sexta-feira há festa de anos no Lux.

Fotogaleria
Na ModaLisboa, convidado para desfilar para Miguel Vieira em 2009 NUNO FERREIRA SANTOS
Fotogaleria
Em 2012, no Cais do Sodré, em Lisboa MIGUEL MANSO
Fotogaleria
A primeira guitarra oferecida pelos pais a Zé Pedro ENRIC VIVES-RUBIO
Fotogaleria
Concerto dos Xutos em 1997 ADRIANO MIRANDA
Fotogaleria
O regresso de Zé Pedro aos palcos, no então Optimus Alive, em 2011 após uma intervenção cirúrgica MIGUEL MANSO

O guitarrista dos Xutos & Pontapés, Zé Pedro, cumpre esta quarta-feira 60 anos e a rádio pública, através do seu canal mais jovem, presta-lhe homenagem convidando-o para o cargo de director por um dia. “Uma figura incontornável do panorama musical português”, justifica a rádio, mas também um regular colaborador que faz parte da “história da Antena3”. Por isso mesmo, fez uma playlist de 60 músicas e será convidado do programa Prova Oral, de Fernando Alvim.

Ao longo do dia, prevê a estação, os ouvintes poderão cantar os parabéns a Zé Pedro entre os vários temas portugueses e internacionais que o músico programou para passar entre as 7h e as 22h, informa a estação em comunicado. Às 19h, Zé Pedro encerra o dia na Prova Oral de Fernando Alvim, num dos horários nobres da rádio – não é o prime-time, é o drive-time.

O guitarrista, eterno fã de Keith Richards e dos Rolling Stones e autor de programas em vários suportes – desde a RTP com Vira o Vídeo, na década de 1990, até, mais recentemente, à rádio Radar com a rubrica Zé Pedro Rock’n’Roll – está ligado à história da Antena 3 ao longo dos anos. Citado na mesma nota enviada pela estação pública, o director da Antena3, Nuno Reis, recorda: “Foi connosco que os Xutos & Pontapés gravaram o famoso disco acústico Ao vivo na Antena 3 e ao longo dos anos foi sempre uma voz presente a comentar discos e episódios do rock´n´roll. Ao lado do Henrique Amaro, realizou durante anos, o programa Música Avariada e recentemente voltou a aceitar um convite nosso para realizar e apresentar o programa Ainda é dia de Rock".

Já na sexta-feira, há mais uma festa Black Balloon de Pedro Ramos, mas desta feita é dedicada aos 60 anos de Zé Pedro e vai reunir no Lux duas jovens bandas, as Pega Monstro e os Pontos Negros, em concerto para depois o Legendary Tigerman, os Dead Combo, Cláudia Guerreiro dos Linda Martini, Evil Ramos & The Barbarians e o próprio Zé Pedro prestarem serviço de DJ no clube lisboeta. A festa é aberta ao público e as entradas custam dez euros.

Nascido José Pedro Amaro dos Santos Reis, é fundador dos Xutos & Pontapés - tudo começou com um anúncio de jornal que dizia “Baterista e baixista precisam-se para grupo punk” - e ex-membro de grupos históricos da música portuguesa como o projecto Resistência ou Palma’s Gang.