Grécia tem de acelerar reformas para garantir novas ajudas financeiras

Ministros das finanças do Eurogrupo discutiram terceiro regaste financeiro à Grécia.

Foto
Ministro das finanças grego, Euclid Tsakalatos, garantiu que Atenas irá implementar todas as medidas dentro do prazo EMMANUEL DUNAND/AFP

Os ministros das finanças da zona euro pediram nesta sexta-feira a Atenas que seguisse com os planos detalhados em Maio passado e acelerasse a implementação de reformas. Só assim haverá novos desembolsos – o próximo no valor de 2,8 mil milhões de euros – e medidas de apoio à sustentabilidade da dívida grega.  

“Houve um sentimento geral de que não devemos perder tempo...portanto é preciso mais progresso,” afirmou Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo, depois de um encontro que decorreu na Eslováquia. 

O Governo de Tsipras tem de implementar 15 medidas até ao final do mês, mas destas apenas duas foram até agora totalmente postas em prática. Ainda assim, o ministro grego com a pasta das finanças, Euclid Tsakalatos, deu garantias durante a reunião de que tudo será implementado dentro dos prazos. 

O director do Mecanismo Europeu de Estabilidade Financeira, Klaus Regling, afirmou que tecnicamente tudo está pronto para que decorra o próximo desembolso, mas este “depende da conclusão da implementação das reformas.”

Sugerir correcção
Ler 1 comentários