Sismo de 7,1 na Nova Zelândia

Protecção Civil ordenou a evacuação de algumas zonas costeiras, mas horas mais tarde levantou alerta de tsunami.

Foto

As zonas costeiras da Nova Zelândia que ficam perto do epicentro do forte sismo que afectou o país nesta quinta-feira foram evacuadas, devido aos receios de um tsunami, apesar de as agências de outros países indicarem que não havia uma grande ameaça.

Um forte sismo, com magnitude de 7,1 na escala de Richter, fez-se sentir às 4h37 da madrugada (17h37, hora de Lisboa) no mar, a uma profundidade de 55 km, a 130 km a nordeste de Te Araroa, na ilha Norte da Nova Zelândia.

A Protecção Civil da Nova Zelândia diz que não espera que a terra seja inundada por água, mas acrescentou: “A actividade de tsunami vai continuar por várias horas e a ameaça deve ser vista como real até que o alerta [de tsunami] seja cancelado."

Horas mais tarde, o alerta de tsunami foi levantado e as pessoas puderam regressar a casa, embora com a recomendação para se manterem afastadas das praias.

Algumas pessoas que vivem na ilha Norte da Nova Zelândia relataram no Twitter que acordaram com os edifícios a estremecerem. 

Até ao momento, não há notícia de vítimas ou danos causados pelo sismo.

Em 2011, a cidade de Christchurch, na ilha do Sul, ficou devastada por um sismo de 6,3, tendo resultado na morte de 185 pessoas.

Sugerir correcção
Comentar