Ele está à procura da cadela que o acompanhou numa ultramaratona

A cadela "Gobi" fez 125 quilómetros ao lado de Dion Leonord enquanto este completava uma ultramaratona num deserto da China. Quando o atleta a quis adoptar, ela fugiu e, agora, há muita gente à procura de "Gobi"

Foto

Internautas, defensores dos animais, imprensa e outros grupos da sociedade civil chinesa estão a mobilizar-se para tentar encontrar uma cadela, famosa por ter acompanhado um atleta australiano que realizava uma ultramaratona num deserto chinês.

A cadela foi baptizada com o nome de "Gobi", nome do deserto — o quinto maior do mundo que ocupa o Morte da China e o Sul da Mongólia — onde foi realizada a prova. Dion Leonard, o atleta que contou com a companhia de "Gobi", lançou nas últimas semanas uma campanha para adoptar e levar a cadela para a sua residência em Edimburgo, na Escócia. Mas, quando esperava pelos trâmites necessários para autorizar o transporte, a cadela foi dada como desaparecida.

"Foram as piores 24 horas da minha vida e sei que muitos partilham a minha dor e a minha raiva", escreveu Dion Leonard na página de Facebook. O australiano viajou novamente para a China para colocar cartazes com imagens de "Gobi" nas ruas e participar nas buscas. 

Aos 41 anos, o atleta conheceu "Gobi" em Junho de 2015 quando o animal começou a segui-lo, sem descanso, nas primeiras etapas da Marcha do Gobi, uma ultramaratona de 250 quilómetros que atravessa zonas desérticas com temperaturas que podem superar, em algumas ocasiões, os 50 graus celsius.

Durante 125 quilómetros, o animal manteve-se sempre ao lado do atleta e os dois estabeleceram uma forte ligação. Nos restantes quilómetros, Dion Leonard levou a cadela para a sua tenda e decidiu adoptá-la. Lançou, depois, a campanha #BringGobiHome, com o objectivo de angariar o dinheiro necessário para as despesas de vacinação e os documentos necessários à viagem. O processo legal, demorado e com duração esperada de quatro meses, deveria ter culminado no Natal de 2015.

Na semana passada, o atleta foi informado pelas autoridades de Urumqi, capital da região chinesa de Xinjiang (onde foi realizada a ultramaratona), que a cadela tinha desaparecido de um centro de acolhimento para animais onde tinha sido recebida.

Actualmente, nas buscas estão a participar elementos do centro de acolhimento para animais de Urumqi, mas também muitos internautas chineses. Nas redes sociais, a notícia do desaparecimento de "Gobi" tornou-se num dos temas mais comentados dos últimos dias e foi notícia na televisão estatal chinesa CCTV, na agência oficial China News e no "Global Times", título em inglês detido pelo "Diário do Povo", ligado ao Partido Comunista Chinês.

Sugerir correcção
Comentar