Mais de 50 filmes em competição no festival Avanca

A competição propriamente dita, reservada a filmes inéditos, começa no dia 27, com mais de 50 filmes, divididos pelas diferentes categorias

Foto

Mais de cinquenta filmes, em diferentes categorias, estão em competição na edição deste ano do Festival Avanca, de cinema, televisão e multimédia.

A abertura oficial do Festival realiza-se esta sexta-feira (22), com a exibição de filmes do Panorama do Cinema Português, mas também de trabalhos representativos de Espanha e do Irão.

A competição propriamente dita, reservada a filmes inéditos, começa no dia 27, com mais de 50 filmes, divididos pelas diferentes categorias. "Este ano temos muita produção que vem da América Latina, tanto em longas-metragens, como em curtas. Entre outros temos um filme de Cuba e um filme que é uma coprodução do Brasil e Argentina, em estreia mundial, em que vão cá estar os autores", desvenda António Valente, do Cine Clube de Avanca, que organiza o festival.

Quanto à produção nacional está largamente presente, com longas-metragens documentais e várias curtas de animação, ficção e documentários. "Há uma grande quantidade de produção nacional, tanto em competição, como através do espaço que chamamos Panorama do Cinema Português, onde seleccionamos um conjunto de filmes que foram feitos nos últimos dois anos e que já foram, entretanto, exibidos noutros festivais.

Uma novidade da edição de 2016 é a alteração feita no formato dos "workshops", afirmando-se como espaço de formação mais prática, com o objectivo de produzir um filme. "Vão ser um pouco diferentes. Vamos terminar filmes e iniciar filmes. Há uma ligação muito maior à produção dos filmes, com um fator de diferenciação face aos anos anteriores", salienta António Valente.

Dos "workshops" do Avanca saíram já alguns filmes premiados do cinema português, como é o caso do filme de animação "Conto do Vento" de Cláudio Jordão e Nelson Martins ou a longa-metragem "Pecado Fatal" de Luís Diogo. Os "workshops" decorrem até ao dia 31 e os orientadores vêm da África do Sul, Bélgica, EUA, Jordânia, Rússia e Portugal.

Sugerir correcção
Comentar