Torne-se perito

Bayern Munique é o clube com mais campeões europeus

Clube alemão é o que tem mais campeões europeus desde que a prova foi criada, em 1960.

Foto
Onze alemão no Euro 2016 AFP

O Bayern de Munique é o clube que tem mais jogadores campeões europeus, 18, seguido pelo Barcelona, com 15, segundo revelou nesta sexta-feira o site da EUFA.

Segundo as contas do organismo que gere o futebol europeu, oito jogadores do Bayern - incluindo Oliver Kahn, Jürgen Klinsmann, Thomas Helmer e Mario Basler – ajudaram a Alemanha a vencer o Euro 96, enquanto outros seis integraram a selecção da República Federal da Alemanha que venceu a prova em 1972. O Barcelona é o segundo clube com mais triunfos, com 15 campeões europeus, seguido de perto pelo Real Madrid com 14. Bordéus e Borussia Mönchengladbach (com nove cada) completam o cinco primeiros.

Ainda de acordo com a UEFA, os clubes mais representados cujo país de origem nunca conquistou o troféu são Chelsea e Liverpool, com cinco cada. Didier Deschamps, Marcel Desailly e Frank Leboeuf eram jogadores dos londrinos quando venceram o Euro 2000 com a França, enquanto Fernando Torres e Juan Mata estavam em Stamford Bridge quando a Espanha ganhou o Euro 2012. Quatro jogadores espanhóis vencedores do Euro 2008 estavam ao serviço do Liverpool: Torres, Xabi Alonso, Álvaro Arbeloa e Pepe Reina. O guarda-redes volta a contar para os “reds” já que também venceu o Euro 2012.

O FC Porto é a única equipa que venceu a Liga dos Campeões sem nunca ter tido um vencedor do Europeu de futebol.

Sugerir correcção