Guarda-chuvas voltam a encher de cor o centro de Águeda

Instalação artística The Umbrella Sky é apenas um dos ingredientes da festa que se estende até ao próximo dia 24. Concertos, animação de rua e tasquinhas, também constam do programa do AgitÁgueda.

Foto
AgitÁgueda

Este ano, o projecto alargou-se, quer em termos de ruas abrangidas, quer na quantidade de guarda-chuvas aplicados. E nem podia ser de outra forma. Depois de as imagens do  The Umbrella Sky terem corrido mundo – através das redes sociais e também em revistas estrangeiras –, a verdade é que há cada vez mais pessoas a quererem ver a instalação artística que já se tornou a imagem de marca das festas de Águeda (AgitÁgueda).

Segundo avançou Edson Santos, vereador da cultura da câmara de Águeda, nesta edição de 2016 há mais de “5000 guarda-chuvas coloridos a cobrir as ruas do centro” da cidade que está em festa até ao próximo dia 24, com um programa de animação que contempla nomes como os de Cock Robin, Ana Moura, Tito Paris, Emir Kusturica, entre outros.

A festa já arrancou, no passado dia 2, e tem muito mais para ver além das ruas cobertas pelos guarda-chuvas – na certeza de que o The Umbrella Sky vai manter-se para além do programa do AgitÁgueda, mais concretamente até Setembro. “Em termos de arte urbana, temos novas atracções, nomeadamente a pintura de paredes”, destacou Edson Santos. Dos 23 dias de animação consecutivos, saltam ainda à vista as “várias street performances, o Carnaval Fora d’Horas [dia 17], e o encontro de fanfarras [dia 24], que culminará com o espectáculo de Emir Kusturica”, realçou ainda o vereador da cultura.

Este programa de animação, que resulta de um orçamento de cerca de 500 mil euros, é também feito de gastronomia (com várias tasquinhas), mostra de artesanato, actividades desportivas, actuação de Dj´s e os habituais concertos musicais - tudo com entrada gratuita. Depois de António Zambujo e Sérgio Godinho já terem passado pelo palco do AgitÁgueda, aguardam-se, agora, as actuações de Gene Loves Jezebel (dia 8), Cock Robin (9), Joana Alegre (13), Sheikh Lô (14), Ana Moura (15), Tito Paris (21) e The Black Mamba (dia 23), entre outros.

“Entre as 15h e até de madrugada, há sempre algo a acontecer no Largo 1.º de Maio e ruas adjacentes”, frisou ainda Edson Santos, a propósito do programa que costuma levar à cidade de Águeda cerca de “200 mil visitantes”. “Cada vez recebemos mais turistas estrangeiros. Este ano, já fomos contactados por vários agentes turísticos que querem cá trazer grupos de visitantes”, desvendou o vereador

Nesta que é já a 11.ª edição do AgitÁgueda, e à semelhança do que vem sendo habitual, a organização não esqueceu os mais novos, apostando num espaço e programa para crianças, o AgitaKids.  

Sugerir correcção
Comentar