Pelo menos três mortos em novo atentado na Turquia

Carro-bomba explodiu. Governo atribui ataque ao PKK.

Foto
Imagem do atentado de terça-feira em Istambul OZAN KOSE/AFP

Pelo menos três pessoas (dois polícias e um civil) morreram e mais de 30 ficaram feridas nesta quarta-feira num atentado contra a sede da polícia em Midyat, no Sudeste da Turquia, confirmou o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim. Este atentado acontece um dia depois de um carro-bomba ter provocado a morte de 11 pessoas em Istambul.

A CNN Turquia diz que um veículo com explosivos tentou forçar a barreira de segurança no posto da polícia em Midyat, que fica a cerca de 50 quilómetros da fronteira com a Síria.

"Felizmente, as medidas de segurança permitiram evitar um balanço ainda pior", acrescentou o chefe de Governo, falando de uma enorme "carga de explosivos".

“A minha nação deve saber que o estado da República da Turquia é forte. É uma e unida, faça a organização terrorista o que fizer”, disse Yildirim em Istambul, após visita aos feridos nos ataques do dia anterior. Segundo o primeiro-ministro turco, dois polícias e um civil morreram em Midyat. "Tanto nas cidades como nas zonas rurais, vamos continuar a lutar decisivamente", afirmou Bildin Yildirim, atribuindo os ataques ao PKK.

Já o porta-voz da Presidência da Turquia, Ibrahim Kalin, disse, numa conferência de imprensa, que  "todos os indicadores e sinais do ataque de ontem em Istambul apontam para a organização separatista terrorista", referindo-se aos ataques de terça-feira. "Os ataques de Midyat são muito recentes e apenas podemos fazer uma avaliação assim que tivermos toda a informação", acrescentou.

A explosão na cidade de Midyat destruiu a fachada de um edifício de cinco andares, outros edifícios ficaram danificados, e a área ficou coberta por fumo negro. Confrontos irromperam entre as forças de segurança e os militantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) em Midyat quando o ataque decorreu, referem as fontes da segurança. Ambulâncias foram enviadas para o local e houve ainda um reforço das forças de segurança. 

Desde o início do ano, a Turquia tem sido abalada por vários atentados.

Sugerir correcção
Comentar