Governo finaliza o regresso de metade da TAP às mãos do Estado

Transportadora chinesa Hainan terá uma participação indirecta que poderá chegar aos 20%.

Fotogaleria
Pedro Marques e Humberto Pedrosa assinaram este sábado o acordo DR
Fotogaleria
Pedro Marques e Humberto Pedrosa assinaram este sábado o acordo DR
Fotogaleria
Humberto Pedrosa é um dos detentores do consórcio Atlantic Gateway DR

Um pouco menos de um ano depois de ter vendido os 61% que tinha na TAP, o Estado está de volta à empresa. Foi assinado neste sábado o acordo com o Governo para que 50% do capital da transportadora volte a ser estatal. As acções foram compradas ao mesmo preço a que tinham sido vendidas.

Com este acordo, a gestão da TAP continuará em mãos privadas, com os três membros da comissão executiva a serem designados pela Atlantic Gateway, o consórcio que uniu o empresário brasileiro David Neelman (dono da companhia aérea Azul) e o português Humberto Pedrosa. Mas o presidente do conselho de administração, que tem voto de qualidade, será indicado pelo Estado. “As decisões estratégicas da empresa, todas elas, passarão pelo Estado”, resumiu o ministro do Planeamento, Pedro Marques, numa conferência de imprensa.  

Ao lado do ministro, Humberto Pedrosa frisou que a empresa continuará a ser de gestão privada e adiantou um efeito imediato da entrada do Estado no capital da empresa: uma maior facilidade de negociação junto dos bancos, a quem a TAP deve 600 milhões de euros. “A participação do Estado na companhia vai dar um conforto diferente à banca”, afirmou Pedrosa, acrescentando que assim será “muito mais fácil” uma reestruturação da dívida.

O consórcio Atlantic Gateway ficará com pelo menos 45% da empresa. Os restantes 5% poderão ser comprados pelos trabalhadores da companhia, numa oferta de venda que ainda não tem data definida. Pedro Marques antecipou “uma procura elevada”.

Na sequência da transacção agora acordada, a companhia aérea chinesa Hainan Airlines ficará com uma participação indirecta na TAP que poderá chegar aos 20%, esclareceu Humberto Pedrosa. Quando o negócio com o Estado estiver concluído, a Hainan deverá comprar uma participação minoritáriria na Atlantic Gateway. A isto soma-se uma participação na transportadora Azul, caso a Hainan opte por converter em acções as obrigações que tem actualmente.

O Estado, que se comprometeu a não aumentar a participação actual, vai também também comprar, até Junho, 30 milhões de euros das obrigações que foram emitidas pela TAP em Março, como parte do processo de recapitalização da empresa.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários