Lounge e Sabotage: duas salas, dois aniversários, pista de dança e rock'n'roll

O Lounge celebra o seu 17.º aniversário com uma matinée prolongada até de madrugada. O Sabotage monta um mini-festival de três dias com Messer Chups, Filho da Mãe & Ricardo Martins, Soviet Soviet, EVOLS ou Birds Are Indie.

Foto
Os Soviet Soviet actuam esta quinta-feira no aniversário do Sabotage

A sala tem dimensão e calor de clube que privilegia o calor e a proximidade com o palco, público e músicos unidos olhos nos olhos. É o Sabotage, no Cais do Sodré, em Lisboa, cenário para propagação do espírito rock'n'roll (principalmente, mas não só) numa das zonas mais concorridas da boémia lisboeta. Desta quinta-feira até sábado, isso mesmo será celebrado com um aniversário que é um mini-festival. Três dias para três anos de Sabotage, oito bandas e outros tantos DJ: destacam-se concertos dos italianos Soviet Soviet, trio pós-punk italiano, dia 12 de Maio, Filho da Mãe & Ricardo Martins, dia 13, e os russos Messer Chups, velhos conhecidos do surf e do rockabilly com Cramps no pensamento, a 14.

Mas este fim-de-semana o Sabotage não está sozinho na celebração de aniversário. A pouca distância, na Rua da Moeda, o Lounge, sala que ao longo dos anos tem sido palco privilegiado de revelações e confirmações do que fervilha no underground cá dentro e lá fora, em concertos e em sets DJ, festeja a maioridade cada vez mais próxima – 17 anos – com a festa a que já nos habituámos, ou seja, com uma matinée que se prolongará até à madrugada.

A partir das 16h de sábado e até às 4h de domingo, dançaremos com os alinhamentos do programador do Lounge, Mário Valente, KaSpar, Dinis, Bailarico Sofisticado, Miguel Sá, CVLT, Ondness, Mr Mitsuhirato ou Alcides. Juntam-se à “maratona de aniversário”, como a festa é apresentada, as promotoras Associação Terapêutica do Ruído (set de Kafunfo Nosoundsystem, concerto de Twisted Freak, 18h), Puro Fun (set de Joaquim Quadros, concerto de Alex Chinaskee, 19h15), Filho Único (set dos responsáveis da editora/promotora, concerto de Yan-Gant Y-Tan & 666mfRAS, 20h30) e Fungo (set de Just Jaeckin, concerto de Mimimic, 21h45).

No sábado da festa no Lounge, o Sabotage recebe os supracitados Messer Chups, que actuam após os penafidelenes Japanese Girl, óptimos representantes do garage mais devoto de minimalismo psicadélico. Nos dias anteriores, o punk do-it-yourself das lisboetas Clementine e os beats hip-hop de egbo antecedem a actuação dos Soviet Soviet; e as delicadezas indie dos conimbricenses Birds Are Indie, que apresentarão o recente Let's Pretend The World Has Stopped, e o rock'n'roll reverberante dos vila-condenses EVOLS, reúnem-se neste cartaz em que surgem destacados Filho da Mãe & Ricardo Martins, guitarrista e vocalista que editaram em conjunto Tormenta.

Os bilhetes para cada dia de concerto no Sabotage custam dez euros. No Lounge, a entrada é gratuita.

Sugerir correcção
Comentar