Siza e Souto de Moura assinam dois novos museus em Santo Tirso

Em causa estão a sede do Museu Internacional de Escultura Contemporânea, de Álvaro Siza, e o Museu Municipal Abade Pedrosa, de Souto de Moura

Foto
Sede do Museu Internacional de Escultura Contemporânea, de Álvaro Siza Vieira DR

As obras em curso em dois museus de Santo Tirso, que totalizam um investimento de 4,6 milhões de euros, são inauguradas a 21 de Maio. A sede do Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC) foi desenhada pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira e o Museu Municipal Abade Pedrosa é da autoria de Souto de Moura.

"A ideia é que [os museus] potenciem ainda mais Santo Tirso na área cultural e que todas estas iniciativas permitam uma promoção do município e a dinamização económica aos mais variados níveis, seja empresarial, turístico, simples lazer ou cultural", referiu o presidente da câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto.

O Museu Municipal Abade Pedrosa possui colecções de arqueologia e materiais provenientes de várias estações arqueológicas do concelho de Santo Tirso e da região envolvente, originários de trabalhos de escavação e de achados fortuitos, cujo contexto arqueológico, em alguns casos, se desconhece. Já o MIEC tem 54 obras espalhadas pelas praças e parques locais de Santo Tirso, num total de seis pólos da cidade: parques de Geão, Rabada, Carvalhais, Dona Maria II e praças 25 de Abril e Camilo Castelo Branco.

Foto
Projecto do Museu Municipal Abade Pedrosa, de Souto de Moura CM Santo Tirso

As obras estão a ser realizadas no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, co-financiado pelo ON.2 — O Novo Norte a 85%, sendo que os restantes 15% são da responsabilidade da câmara de Santo Tirso. Ambos vão ficar ligados por um serviço de atendimento e a empreitada será inaugurada a 21 de Maio pelo primeiro-ministro, António Costa.

"Nos últimos tempos, o Município de Santo Tirso tem sido foco de interesse por parte de estudantes de arquitectura nacionais e internacionais, que não ficam indiferentes às obras de grande valor arquitectónico presentes na cidade", referiu a autarquia em comunicado.

Os museus ficam localizados no conjunto patrimonial designado por Mosteiro de S. Bento, imóvel classificado como Monumento Nacional.

Sugerir correcção
Comentar