“Senhores passageiros, há um pequeno tornado do vosso lado direito”

Ilha açoriana de S. Miguel sofreu sismo e tornado separados por poucas horas, mas nenhum dos fenómenos provocou estragos.

Fotogaleria
Imagem do pequeno tornado Manuel Roberto
Fotogaleria
Imagem do pequeno tornado Manuel Roberto

"Senhores passageiros, fala-vos o comandante. Apenas para vos dar conta de um fenómeno curioso que será visível do vosso lado direito dentro de cinco segundos. Um pequeno tornado no mar." Assim falou o comandante do voo da Sata proveniente do Faial, Bruno Jesus, quando já se fazia à pista no aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, este domingo. Eram 14h nos Açores, 15h em Portugal Continental, e tanto quanto se sabe até ao momento o pequeno tornado -  que segundo o meteorologista Carlos Ramalho, da delegação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera nos Açores, durou "minutos" e ocupou uma "área pequena" – não provocou estragos.

Seja como for, o IPMA elevou para laranja o aviso de precipitação, trovoada e vento para as ilhas de São Miguel e Santa Maria, devido à possibilidade de ocorrência de fenómenos de vento extremo associados à forte instabilidade atmosférica.

De acordo com Carlos Ramalho, a forte instabilidade atmosférica que afecta o arquipélago tem originado a formação de "nuvens de desenvolvimento vertical", que têm provocado aguaceiros, granizo e trovoada. As nove ilhas dos Açores estavam já sob aviso amarelo devido à possibilidade de ocorrência de aguaceiros fortes, granizo e trovoada. Até às 3h de segunda-feira, o IPMA prevê a ocorrência de trovoada frequente e concentrada, e de aguaceiros localmente fortes e de granizo nestas duas ilhas, emitindo ainda um aviso laranja relativo à rajada máxima de vento.

Pouco tempo antes do tornado, foi sentido na ilha de S. Miguel um sismo de magnitude 3,6 na escala de Richter, que também não provocou estragos. Registado às 12h05 locais, foi sentido pela população da Povoação e de Ponta Delgada. Segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores, teve epicentro "a cerca de 19 km a sul-sudeste de Ribeira Quente". Em comunicado, a Protecção Civil informou que vai continuar a acompanhar o evoluir da situação. com Lusa

Sugerir correcção
Comentar