Federação risca Benzema do Euro 2016

Decisão foi tomada pelo presidente e pelo seleccionador.

Foto
Benzema não entra nas escolhas de Deschamps Charles Platiau/Reuters

Antes de começar, o Euro 2016 acabou para Karim Benzema: o avançado do Real Madrid não vai entrar nos planos da selecção francesa para o torneio, numa decisão tomada em conjunto pelo presidente da Federação francesa de futebol, Noël Le Graët, e pelo seleccionador Didier Deschamps.

“Infelizmente para mim e para todos os que sempre me apoiaram. Não serei seleccionado para o nosso Euro em França...”, escreveu Benzema na rede social Twitter.

Num comunicado publicado no site oficial, a Federação anuncia que o avançado “não poderá participar no Euro 2016”. A decisão foi tomada após os responsáveis federativos terem consultado o processo em que Benzema é julgado por envolvimento num esquema de chantagem, com recurso a um vídeo de cariz sexual, a Mathieu Valbuena, seu companheiro na selecção. “Caberá à justiça estabelecer a responsabilidade dos protagonistas”, resume a Federação.

“Não existe qualquer obstáculo, no plano jurídico, a que [Benzema] seja seleccionado”, acrescenta o mesmo comunicado, lembrando no entanto que “o desempenho desportivo é um critério importante mas não o único para decidir a composição da selecção francesa”.

“A capacidade de os jogadores trabalharem num sentimento de unidade, dentro e em torno do grupo, a exemplaridade e a preservação do grupo são igualmente tomadas em conta pelos seleccionadores da Federação. Daí resulta que Noël Le Graët e Didier Deschamps decidiram que Karim Benzema não poderá participar no Euro 2016”, conclui a Federação francesa de futebol.

A polémica em torno de Benzema estalou em Novembro de 2015, quando o avançado foi detido para interrogatório e posteriormente acusado de ser “cúmplice numa tentativa de chantagem e na conspiração de um acto criminoso, crimes que podem ser punidos com um mínimo de cinco anos de prisão”. Benzema esteve envolvido numa tentativa de chantagem a Mathieu Valbuena, com recurso a um vídeo de cariz sexual no qual, alegadamente, seria possível ver Valbuena a manter relações sexuais com uma mulher. Para que a gravação não fosse divulgada publicamente antes do Europeu de 2016, que a França vai organizar, os chantagistas terão exigido o pagamento de 150 mil euros.

Sugerir correcção
Comentar