Heranças do Alentejo: um site para desenvolver o turismo rural

Andar de balão, fazer equitação, passear pela natureza. Estas são algumas das actividades que a associação sem fins lucrativos Heranças do Alentejo promove

Foto
Miguel Manso

Nem é um hotel nem é uma empresa de organização de actividades. A Heranças do Alentejo — é assim que ela se chama — é uma associação sem fins lucrativos associada ao turismo rural. Sediada no Alentejo, a associação é tão-somente o intermediário entre os seus sócios e os clientes, diz ao P3 Leonor Sacadura Botte. “No fundo, o nosso objectivo é dinamizar o turismo rural, divulgar e gerar negócio para os nossos sócios", explica a coordenadora de Marketing e Comunicação. "Nós somos uma associação sem fins lucrativos e, por isso", acrescenta, "não pretendemos lucrar, mas sim gerar negócio”.

Despedidas de solteiro, fins-de-semana românticos, passeios em família são alguns dos programas que a Heranças do Alentejo organiza. Neste momento, a associação conta com o envolvimento de 34 sócios, que tanto incluem alojamentos de turismo rural como empresas que organizam as mais variadas actividades na região.

Entre o passeio de balão, os "workshops" de olaria e a canoagem no Alqueva, o site acaba por ser uma espécie de porta de entrada, ou um oráculo, para quem não sabe o que fazer, uma vez que lá se encontram todas as sugestões de alojamentos, actividades e restaurantes que o Alentejo fornece.

“O Alentejo já não é só uma moda. Já é um destino que as pessoas escolhem. É instituído, não só pelos estrangeiros, mas também pelos portugueses; por quem quer, cada vez mais, estar em contacto com o campo, com a natureza…". Na prática, "afastar-se do reboliço do dia-a-dia”, prossegue a coordenadora de Marketing e Comunicação que, há cerca de um ano, trocou Lisboa pelo Alentejo

Todas as semanas, na página do facebook da associação, há passatempos que dão oportunidades de ganhar uma ou duas noites num hotel ou uma experiência no Alentejo. “É uma maneira de dar a conhecer às pessoas os serviços dos nossos sócios e, simultaneamente, a Heranças”, conclui Leonor. A apostar fortemente no mercado estrangeiro, Leonor revela que os objectivos para a Heranças do Alentejo são simples: chegar aos 50 sócios este ano e aos 80 no próximo. 

Sugerir correcção
Comentar