Lisboa é a cidade ibérica com trânsito mais congestionado

Os condutores que circulam na capital passam, em média, 35 minutos extra retidos no trânsito, dos quais resulta uma média anual de 136 horas nas filas.

Foto
A capital lisboeta tem, segundo o estudo, um congestionamento de trânsito de 31% Miguel Madeira

Um estudo realizado pela empresa de sistemas de navegação para automóveis Tom Tom revelou que Lisboa se tornou na cidade com o trânsito mais congestionado da Península Ibérica, tendo ultrapassado as grandes cidades espanholas.

O estudo, que é feito há cinco anos, adianta que a capital lisboeta apresenta um congestionamento de tráfego de 31%, verificando-se o aumento em dois pontos percentuais face ao ano anterior, muito superior aos 23% registados no Porto e também em Madrid.

Segundo a empresa, os condutores que circulam na capital passam, em média, 35 minutos extra retidos no trânsito, dos quais resulta uma média anual de 136 horas nas filas.

As manhãs de terça-feira e as tardes de sexta-feira são, segundo o estudo, os dias em que os lisboetas mais desesperam parados no tráfego rodoviário, e até mesmo em auto-estrada o congestionamento é elevado na capital, situando-se entre os 14% e os 32%.

Já na cidade do Porto, o congestionamento situa-se nos 23%, mantendo os valores do ano anterior. Na Invicta, é nas manhãs de segunda-feira que os portuenses mais tempo passam retidos no trânsito, sendo que perdem, em média 24 minutos por dia presos no tráfego, o que representa um total de 104 horas anuais no caos das filas de automóveis.

Este estudo, realizado em 295 cidades de todo o mundo, revela que a cidade com o trânsito mais congestionado é a Cidade do México, com um congestionamento de 59%. Já a cidade mais “sossegada” é Knoxville, nos Estados Unidos da América, com um congestionamento de apenas 7%.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Ler 17 comentários