Adriano Neves
Foto
Adriano Neves

"Jardim do Éden" é a melhor foto portuguesa nos Sony Awards

Adriano Neves ganhou uma câmara ILCE-7M2K da Sony. Adicionalmente, a sua foto integrará a exposição na Somerset House, em Londres

"Jardim do Éden", de Adriano Neves, de Tomar, foi escolhida como a melhor fotografia portuguesa que concorreu aos Sony World Photography Awards — entre as dez categorias do Concurso Aberto a fotógrafos não profissionais.

Adriano ganhou uma câmara ILCE-7M2K da Sony. Adicionalmente, a sua foto integrará a exposição na Somerset House, em Londres, de 22 de Abril a 8 de Maio, e será publicada no livro anual dos Sony World Photography Awards.

A exposição irá ainda incluir as imagens vencedoras e finalistas dos Concursos Profissional, Aberto e Juventude, juntamente com a primeira grande exposição europeia da dupla de artistas e fotógrafos de Belas Artes, RongRong & inri (China/Japão), contemplados com o Prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia na cerimónia de entrega dos prémios.

PÚBLICO -
Foto
3.º lugar — Porto, de Diogo Oliveira

"Depois de mostrar esta fotografia a um grande amigo, mesmo após a ter tirado, através do pequeno ecrã da câmara, ele sugeriu que a intitulasse 'Jardim do Éden'", comentou o vencedor à organização do concurso. "Aceitei imediatamente a sugestão: é possível descrevê-la como uma poderosa paisagem da cordilheira Cuernos del Paine, refletida nas águas glaciares do lago Nordenskjöld... Ou, talvez, se possa simplesmente dizer que é um vislumbre do Jardim do Éden? Esta imagem foi tirada durante uma viagem à Patagónia chilena, no início de 2015, uma terra de vastas paisagens, ventos fortes e horizontes épicos, onde não nos conseguimos deixar de sentir humildes e infinitamente pequenos."

PÚBLICO -
Foto
2.º lugar — Dia quente de Verão, de João Figueiredo

É o segundo ano consecutivo que Adriano ganha o Prémio Nacional de Portugal. "Ainda hoje me espanto com o resultado do ano passado e fico quase sem palavras ao pensar nisso. Tenho a mais profunda consideração pelos Sony World Photography Awards por serem uma plataforma de fácil acesso para os muitos entusiastas da fotografia espalhados por todo o mundo que sonham ver o seu trabalho apreciado e reconhecido pela sua qualidade e, ao mesmo tempo, ter a oportunidade de o mostrar ao planeta inteiro. Foi o que aconteceu comigo no ano passado."

João Figueiredo, pela fotografia intitulada "Dia quente de Verão", e Diogo Oliveira pela fotografia intitulada "Porto", ficaram com o segundo e terceiro lugares, respectivamente.