Camélias voltam a ser protagonistas na cidade do Porto

Exposições, workshops e festas de rua são algumas das iniciativas previstas na homenagem à "rainha das flores".

Foto
A camélia é considerada a "rainha das flores" Manuel Roberto

A antecipar a Primavera, na semana de 5 a 12 de Março, o Porto vai transformar-se na Cidade das Camélias. Esta é uma iniciativa da autarquia para homenagear “a rainha das flores” pois, diz a câmara, "foi a partir da Invicta que esta espécie se disseminou e conquistou todo o norte de Portugal e Galiza". Além da mostra habitual de camélias, muitas outras iniciativas vão ter lugar em toda a cidade onde a flor, considerada já “património natural e cultural”, será a personagem principal.

Entre várias iniciativas, nos dias 5 e 6 deste mês, decorrerá na Casa de Serralves a XXI Exposição de Camélias do Porto, actividade organizada pela câmara em parceria com a Associação Portuguesa de Camélias. Esta mostra, que anteriormente se realizava no Mosteiro de São Bento da Vitória, voltará a eleger a “Melhor Camélia” e a “Melhor Camélia de Origem Portuguesa”. O programa inclui ainda o tradicional Mercado da Camélia, assim como várias oficinas em torno da camélia, como “Camélias sem Segredos”, “Multiplicação de Camélias” ou “Cria o teu Herbário”. Também nesta iniciativa, mas pela primeira vez serão atribuídos prémios para a “Melhor Decoração de Mesa” e para o “Melhor Arranjo Floral”. O programa da exposição em Serralves inclui também um Teatro de Sombras Japonesas, apresentado pela artística plástica Beniko Tanaka.

Fora de Serralves, a Exposição será também acolhida na Igreja dos Clérigos, no dia 5 de Março. Um concerto da Orquestra do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga sob o tema Sinfonia com Camélias fará o tributo ao ex-vereador da Cultura da Câmara do Porto Paulo Cunha e Silva, falecido em Novembro passado, ele próprio ex-aluno daquela instituição musical. Um dia antes, o mesmo local será cenário de um espectáculo de luz e dança bem como de um concerto de ópera.

Por seu lado, o Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, receberá no dia 3 de Março o lançamento do livro Em torno de camélias, com um Porto, dia em que será também inaugurada uma exposição de pintura alusiva a esta obra.

O programa inclui ainda actividades para o público infantil, a decorrer no Mercado do Bom Sucesso, a 5 de Março, um workshop de cozinha dinamizado por Saphir Cristal. Havendo também, no dia 7, uma oficina de impressão na Associação de Gravura do Porto, ou um ateliê de pintura de azulejos, dia 10, no Palacete dos Viscondes de Balsemão.

Flower Power é o mote da festa de rua que encerrará esta edição e terá lugar na Praça General Humberto Delgado. Segundo a autarquia liderada por Rui Moreira, todas as iniciativas da responsabilidade do Pelouro do Ambiente, da Porto Lazer e da Associação Portuguesa das Camélias, em parceria com cerca de 40 entidades, são de acesso livre, sendo algumas sujeitas a inscrição prévia ou à lotação do espaço.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar